Colunas / Papo (sem) Neura

Estresse parental: como diminuir a ansiedade diante de tantas tarefas

Pais e mães também precisam cuidar da sua saúde mental - iStock
iStock

Publicado em 03/03/2022, às 06h26 por Mayra Gaiato


Os pais nunca estiveram tão exaustos como atualmente! E, quando falamos daqueles que têm filhos autistas, esse índice é ainda maior. Há anos, pesquisas mostram que os índices de ansiedade, depressão e separação familiar são maiores entre famílias de crianças com TEA do que em famílias com filhos com outros diagnósticos. E existem muitas razões para isso acontecer dessa forma.

Pais e mães também precisam cuidar da sua saúde mental
Pais e mães também precisam cuidar da sua saúde mental (Foto: iStock)

A dificuldade na comunicação com os pequenos, é uma delas. Tanto na linguagem receptiva, deles compreenderem o que está sendo dito, quanto na expressiva, que se relaciona com eles conseguirem nos contar o que pensam e sentem, é um motivo que intensifica o estresse parental.

Além do que, esse obstáculo está diretamente interligado com aumento de comportamentos disruptivos. As frustrações comunicativas das crianças, muitas vezes, resultam nas birras, ou até auto e hetero agressão.

E, como não há uma marca física, facial ou corporal, que caracterize o autismo, essas ‘explosões’ dos pequenos são vistas como falta de educação, uma criança mal-educada. Esses julgamentos acontecem por parte de estranhos, mas também de familiares, o que desgasta ainda mais as mães e os pais.

Os pais de autistas carregam também o peso da responsabilidade de estimular seus filhos! São famílias que além de todos os seus afazeres profissionais, pessoais e domésticos, tem papel ativo na recuperação de atrasos e promoção de autonomia e independência dos pequenos.

Essa rotina exaustiva traz a sensação de estar sempre “correndo contra o tempo”, juntamente com a culpa de não conseguir fazer ainda mais por seus filhos, quando já estão completamente esgotados de tantas tarefas.

Além de todos esses pontos, somamos também as questões financeiras! Muitas horas de terapias são necessárias para a criança se desenvolver, e isso tem um custo alto em função dos profissionais que precisam ser altamente capacitados para fazer um bom trabalho.

E, quando conseguem o direito de receber ao menos parte do valor pelo atendimento especializado pelo convênio médico, ainda há a insegurança de perder esse benefício dos filhos! Especialmente com as ativas tentativas de derrubar liminares pelas quais as famílias tanto lutaram.

Fato é: as questões são muitas, os obstáculos são grandes e a jornada é muito difícil. Os pais precisam de ajuda! Aqui vão algumas dicas que podem te auxiliara diminuir a pressão e a ansiedade em função de todos os desafios do dia a dia:

  • Exercício físico: tente inserir pelo menos 30 minutos de atividade física por dia, mesmo que seja uma caminhada no quarteirão! É comprovado que ajuda muito na saúde física e mental. Inclua na sua rotina esse compromisso com você mesmo!
  • Peça ajuda: diga claramente aos amigos e familiares o que, exatamente, eles podem fazer para te dar suporte. Por exemplo, peça e combine com alguém de sua confiança para ficar 30 minutos com seu pequeno no seu momento de caminhada.
  • Se capacite: amplie seus conhecimentos sobre ABA e autismo. Isso vai te dar ferramentas para usar no dia a dia, como lidar com adversidades, como aproveitar momentos da rotina para estimular a autonomia e conhecer técnicas adequadas para ajudar seu filho.

E mais, contem comigo nessa batalha! Estou ao lado de vocês e vamos lutar por um futuro de amor, saúde e alegria, para pais e crianças.


Leia também

A família é viciada em fast food - (Foto: Reprodução/The Sun)

Bebês

Bebê de 1 ano come fast food todos os dias e bebe seis latas de Coca-Cola: "É difícil dizer não"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Aline Wirley e Igor Rickli fazem 1ª viagem em família com filhos adotivos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Aline Wirley e Igor Rickli mostram os filhos pela 1ª vez após adoção: "Parece um filme"

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Olhos de Mavie chamam atenção de fãs - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Bruna Biancardi mostra a cor dos olhos de Mavie em novo foto: "Igual ao pai"

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

O homem perdoou a mulher - (Foto: Reprodução/Metropoles)

Família

Homem que teve pênis amputado pela ex-esposa reata com ela e se declara: 'Te amo além da tragédia'

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer