A preparação do ninho: planejamento é tudo na hora de aumentar a família

Início de um novo ano é o momento ideal para casais que desejam engravidar começarem os preparativos e adotarem um estilo de vida mais saudável

Depois de um atípico ano de 2020, com muitos medos, ansiedade e angústias por conta do novo coronavírus, é hora de dar espaço a um novo ano, que chega abrindo porta para um mundo de possibilidades. Muitos casais, por exemplo, começam a preparar o ninho para iniciar sua família e conceber um filho.

Os cuidados começam antes mesmo do positivo (Foto: iStock)

Essa é uma jornada árdua e recheada de desafios, que começam antes mesmo da concepção, visto que muitos casais têm dificuldade para engravidar, e duram até o momento em que o filho finalmente alcança sua independência. Mas, apesar disso, é importante encarar todo esse processo com tranquilidade, enfrentando um obstáculo por vez.

O sonho de finalmente começar sua família pode ser facilitado através de alguns cuidados. Para os casais tentantes, a primeira etapa é visitar um médico especializado. Ele será um amigo muito próximo durante todo o processo. Na consulta, o especialista poderá realizar uma avaliação aprofundada e solicitar uma série de exames para garantir que o casal esteja com a saúde adequada para que a mulher engravide e a gestação ocorra sem grandes problemas.

E caso os exames apresentem alguma alteração ou vocês já venham tentando conceber um filho desde o ano passado, fiquem tranquilos. O médico poderá oferecer dicas e terapias para potencializar suas chances de engravidar como um casal, seja através do “namoro programado” ou por meio de métodos de reprodução assistida, como a fertilização in vitro.

Independentemente do seu caso, o passo seguinte é adotar um estilo de vida saudável, que é fundamental não apenas para garantir uma gestação tranquila, como também para aumentar as chances de concepção. As recomendações para um casal conseguir engravidar incluem dieta da fertilidade, suplementos nutricionais, atividade física, além de se afastar de bebidas alcoólicas, cigarro e modular melhor o estresse.

A parceria é fundamental no processo (Foto: iStock)

Isso vale até mesmo para certos medicamentos, então, caso você tome qualquer tipo de remédio, discuti-los com seu médico é fundamental. Além disso, invista em uma alimentação saudável e balanceada, apostando nas frutas, legumes e verduras e evitando frituras e alimentos processados e ricos em açúcar. Em conjunto com a prática regular de exercícios físicos, que também é recomendada, esse hábito auxiliará no controle do peso, que é indispensável para casais que desejam engravidar.

Seguindo todas essas dicas, o processo de concepção e gestação será mais tranquilo, facilitando o sonho de começar sua família. E que melhor momento para adotar novos hábitos e começar a trabalhar para alcançar suas metas e objetivos do que um novo ano, não é mesmo?