Aprenda a fazer bolo de iogurte com limão e cerejas frescas

É uma ótima opção para compor a mesa da ceia de Natal

(Foto: Monta Encanta)
Ótima receita para a ceia de Natal (Foto: Monta Encanta)

Bolo de iogurte com limão e cerejas frescas é bem fofinho e muito saboroso. Leva limão e baunilha na massa que é levemente úmida.  A cobertura branquinha de açúcar de confeiteiro com as cerejas frescas dão o ar de festa. Perfeito  para acompanhar o café da tarde e celebrar, com gratidão no coração  o fim de mais um ano,  dando boas vindas ao novo ano que está nascendo!

Caso queira deixa-lo ainda mais natalino,   pode acrescentar uvas passa, fruta cristalizada, nozes ou outra castanha de sua preferência. Por fim você ainda pode dar um tom mais escurinho trocando o açúcar branco pelo mascavo. Vamos ver como se faz?

INGREDIENTES:

2 ovos inteiros

3/4 de  xícara de chá de açúcar

170g de iogurte natural integral  (1 copo)

½ copo de azeite ou óleo ou manteiga derretida (use o copo de iogurte como medida)

1 colher de sopa de essência de baunilha ou extrato de baunilha

Raspas de 1 limão Tahiti

1 pitada de sal

1 e 1/4 de  xícara de chá de farinha de trigo

1 colher de sobremesa  rasa de fermento em pó

COMO FAZER BOLO DE IOGURTE COM LIMÃO E CEREJAS FRESCAS:

Em primeiro lugar pré aqueça o forno a 180°Celsius.

Logo depois unte, com óleo (ou manteiga) e farinha de trigo,  uma forma redonda com furo no meio de 23cm. (Untei com spray dessoldaste)Reserve.

Enquanto o forno aquece, em um bowl  coloque os 2ovos inteiros com  3/4 de  xícara de chá de açúcar, com uma batedeira de mão (ou batedor de arame) bata por 5 minutos até aerar bem e a  mistura aumentar de tamanho.

Em seguida acrescente 1 copo de iogurte integral (170g), ½ copo de azeite (use o copo de iogurte como medida), raspas de limão e 1 colher de sopa de essência de baunilha ou extrato de baunilha. Então bata por 30seg somente e   até misturar.

Nessa hora coloque também 1 pitada de sal  e 1 e 1/4 de xícara de chá de farinha de trigo. Então bata em velocidade baixa, delicadamente para não desenvolver muito glúten,  por apenas 30 segundo ou até ficar homogêneo.

Por último acrescente  1 colher de sobremesa rasa de fermento em pó. Misture em velocidade baixa e bem delicadamente até incorporar.

Agora verta a massa sobre a forma untada e enfarinhada e leve ao forno pré aquecido a 180°Celsius por 35 minutos ou até espetar um palito no centro do bolo de o mesmo saia limpo e seco.

Retire o bolo do forno, aguarde 10 minutos e finalmente desenforme. Com ajuda de uma peneira peneire açúcar de confeiteiro a fim de decorar.

Sirva a seguir com cerejas frescas e um cafezinho passado na hora. Bom Apetite!

Certamente você vai querer acompanhar outras receitas como esta no www.montaencanta.com.br   Então vem a gente!

Um beijo grande Rosi Seligra.

(Foto: Monta Encanta)
Fica lindo! (Foto: Monta Encanta)

Leia também:

Aprenda a fazer bolo marmorizado com ganache

Aprenda a fazer salada de batata com cenoura e ovo cozido

Aprenda a fazer pão low carb na chapa