Colunistas

Receita: bolo de festa de brigadeiro

O queridinho das festas de aniversário

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

Sem desculpas para encantar o próximo parabéns. Dá para montar este bolo de festa de  brigadeiro branco e preto, bem rapidinho. São 3 camadas de massa bem fofinha,  pão de ló clássico (sem fermento), umedecida com calda de baunilha , intercalada com  brigadeiro.
A dica é montar o bolo na mesma forma que a massa é  assada. Forrar com sacos de congelamento para facilitar o desenforme. Aí é decorar com mais brigadeiro mole e bolotas de brigadeiros branco e preto com chocolate granulado!  Um sonho!
Ingredientes
Para massa:
3 ovos inteiros, gemas separadas das claras
3/4 de xícara de chá de açúcar
1 xícara de chá de farinha de trigo
1 pitada de sal
Forma redonda, 16x10cm untada com óleo e papel manteiga
Para calda de baunilha:
200ml de água
1 colher de sopa de essência de baunilha
1 colher de sopa de açúcar
Recheio: 
Brigadeiro preto:
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga
1 pitada de sal
1 caixinha de creme de leite
2 colheres de sopa de chocolate em pó
Brigadeiro branco:
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga
1 pitada de sal
1 caixinha de creme de leite
Granulado branco e preto para decorar
Como fazer bolo de brigadeiro:
Unte  uma forma redonda 16x10cm com papel manteiga e óleo. Com uma caneta, faça um circulo, no papel manteiga, Use o fundo da assadeira como medidor e  recorte com uma tesoura. Unte o fundo da assadeira com óleo, coloque circulo de papel manteiga, une novamente com óleo. Reserve. Pré aqueça o forno a 180 Celsius.
Massa: direto no bowl da batedeira coloque as 3 claras com uma pitada de sal.
Bata em velocidade alta até o ponto de neve.
Sem parar de bater, junte as 3 gemas, uma por vez.
Em seguida coloque o açúcar aos poucos, em três adições. Bata por 3 minutos até o açúcar incorporar bem e a mistura ficar em ponto de fita.
Desligue a batedeira e com ajuda de uma espátula ou colher acrescente a farinha de trigo, aos poucos em três adições também e misturando delicadamente, para não perder a aeração da massa.
Movimentos circulares de baixo para cima até a mistura ficar homogênea.
Despeje a massa na  forma, com papel manteiga e óleo. O papel manteiga ajuda na hora de desenformar.  e ao forno por 35 minutos ou até  dourar na superfície, a massa firmar e a casa ficar com cheiro de bolo. Faça o teste do palito. Retire do forno, espere a massa esfriar. Desenforme e com ajuda de uma faca de serra corte a massa duas vezes, formando 3 discos de massa. Reserve.
Calda de baunilha: Em um copo, coloque 210ml de água 1 colher de sopa de baunilha 1 colher de sopa de açúcar. Misture e Reserve. (Não é preciso levar ao fogo, basta misturar os 3 ingredientes)
Brigadeiros branco e preto:  Faça uma receita de cada do brigadeiro branco e preto com os ingredientes descritos acima.  Até o ponto de enrolar.  Reserve
Montagem: Forre com 2 ou 3 plásticos de congelamento o fundo da mesma assadeira que a massa foi assada. O plástico deve ficar para fora da assadeira. Ele ajuda na hora de desenformar. Sobre o plástico e no fundo da assadeira coloque o primeiro disco de massa. Com ajuda de uma colher, molhe a massa, com 1/3 da calda de baunilha, por toda a superfície e principalmente as laterais onde ela costuma ser mais “sequinha”.
Coloque  1/2 do brigadeiro preto e nivele bem para o bolo não ficar torto.
Coloque outro disco de massa, umedeça com 1/3 de calda de baunilha, sobre ele distribua 1/2 do brigadeiro branco. Finalize com o ultimo disco de massa, lembrando de umedece-la com a calda restante.
Feche a massa com o plástico excedente e leve a geladeira para firmar por 4 horas. Para acelerar o processo, você pode levar ao freezer por 2 horas.
Enquanto a massa firma na geladeira,  Junte a metade do  brigadeiro preto restante, (1/4 da receita) 1 a 2  colheres de sopa de leite e misture até ficar um brigadeiro mole, quase uma calda. Ele será a cobertura do bolo. Reserve.
Aproveite também para moldar o brigadeiros branco e o restante do preto e passa-los no chocolate granulado branco e preto. Reserve.
Retire da geladeira. Desenforme com ajuda do plástico. Leve o bolo a travessa onde será servido, cubra com o brigadeiro preto mole e decore com a bolotas de  brigadeiro  branco e preto.
Deixe na geladeira até 15 minutos antes da hora de servir
Bom Apetite!
Veja como montar e encantar o parabéns em outras receitas como esta no: www.montaencanta.com.br
Tempo de Preparo: 3 horas
Tempo de Forno: 30 minutos
Tempo de Micro ondas: 15 minutos
Tempo de Montagem: 30 minutos
Tempo de Geladeira: 4 horas
Rendimento: 10 porções
Obrigada e até a próxima receita, Rosi Seligra

Leia também:

Receita: risoto de cenourinha 

Receita: farofa de ovos 

Pudim na pressão 

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não