Colunistas

Vem aprender a fazer palitos de cenoura e mandioquinha

Ótima escolha para um lanche da tarde!

(Foto: Monta Encanta)

(Foto: Monta Encanta)

A receita é simples: cenoura e mandioquinha refogados juntos e  salteados na manteiga com pimenta calabresa. Simples de tudo de fazer e fica pronto em 5 minutos. O único trabalho fica por conta de cortar os legumes em palitos. E se você tiver um mandolin  fica mais fácil ainda! Depois de cortar, leve para uma frigideira larga com manteiga e salteie em fogo médio alto até tostar e caramelizar. A cenoura cortada em palitos carameliza na manteiga empresta um sabor para mandioquinha, só provando para entender!
INGREDIENTES:
1 cenoura grande ou 2 médias ou 3 pequenas
2 mandioquinhas médias ou 3 grandes
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de chá rasa de pimenta calabresa seca
1 pitada de açúcar (1 colher de café rasa)
sal a gosto e pimenta do reino a gosto
COMO FAZER PALITOS DE CENOURA E MANDIOQUINHA SALTEADOS NA MANTEIGA:
Lave em água corrente a cenoura e as mandioquinhas e com a ajuda de uma faca ou descascador de legumes, retire a pele da cenoura e da mandioquinha. Se os legumes forem orgânicos, não precisa retirar a casca. Com uma faca, no sentido do comprimento, corte a cenoura em fatias de 3 a 5 centímetros.
Depois, ainda no sentido do comprimento, corte em tiras compridas de 3 a 5 cm de espessura. Aí é só cortar todas as tiras juntas e ao mesmo tempo, no sentido da largura, formando palitos de 5 a 6 cm. Faça o mesmo com as mandioquinhas. Um mandolim, facilita muito o trabalho nessa hora.
Corte os legumes no mandolim, já em formato de palitos, depois é só cortá-los ao meio em 6 cm. Em uma frigideira larga e em fogo médio/alto, coloque 1 colher de sopa de manteiga, 1 colher rasa de café de açúcar. Pode ser qualquer tipo de açúcar: comum, demerada, orgânico ou mascavo e em seguida a cenoura cortada em palitos. Tempere com 1 colher de chá rasa de pimenta calabresa seca, sal  e pimenta do reino a gosto.
Salteie movimentando a frigideira por 2 a 3 minutos, então junte a mandioquinha e salteie movimentando a frigideira até ambas ficarem macias, mas ainda al dente, (oferecendo resistência ao dente.  Por mais 3 a 4 minutos ou até que os palitos estejam cozidos.
E está pronto um acompanhamento dos Deuses.
Vai bem com arroz branco, com carne moída, com repolho, com abobrinha e até sobre a saladinha de alface.
Bom Apetite!
Acompanhe outras receitas como esta no www.montaencanta.com.br
Obrigada e até a próxima receita, Rosi Seligra.
(Foto: Monta Encanta)

(Foto: Monta Encanta)

Leia também:

Se joga! Receita de pavê de paçoca

Aprenda a fazer um arroz doce bem cremoso

Perfeito para o frio! Aprenda a fazer chocolate quente de microondas

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não