Boa Notícia

Melhora na educação aumenta desenvolvimento socioeconômico de cidade catarinense

Um ensino de qualidade é a chave para tudo, sempre!

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

happy-child-plays-picture-id506223350 (1)

(Foto: iStock)

Melhora na educação aumenta desenvolvimento socioeconômico de cidade catarinense

Uma educação de qualidade funciona como a base de tudo. Prova disso é município de Campo Alegre, no estado de Santa Catarina, que teve um avanço enorme no desenvolvimento socioeconômico depois de passar por uma melhoria do ensino educacional.

A cidade melhorou sua posição no IFDM (Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal), que avalia o índice de desempenho de acordo com notas entre 0 e 1 pontos e classifica o desenvolvimento em categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4 a 0,6), moderado (o,6 a 0,8) e alto desenvolvimento (0,8 a 1). Em 2011, Campo Alegre ocupava a 226ª posição entre todos os municípios catarinense. A partir de 2016, alcançou a nota de 0,8006, pulando para a 45ª posição.

Esse avanço foi estudado pelo Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado de Rio de Janeiro), que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico dos mais de 5 mil municípios brasileiros.

Para a secretária de educação de Campo Alegre, Leda Munhoz Odia, é por meio da educação que se formam pessoas capazes de transformar e desenvolver o meio em que vivem. “Campo Alegre se orgulha em ter um ensino de qualidade, construído por professores comprometidos, capazes de transformar a vida de uma criança”, comemora Leda. A gerente de produto do Sistema de Ensino Aprende Brasil, Damila Bonato, diz que “está claro que educação pública de qualidade é possível e não cabem mais discursos e justificativas contrárias. Devemos valorizar e respeitar a educação como principal mecanismo de desenvolvimento humano”.

Leia também

Você sabia? Jogos de tabuleiros ajudam na educação financeira

Você vai pirar com essas ideias sobre educação que encontramos na Bett Educar

14 dicas para ajudar na educação do seu filho

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não