Boa Notícia

Melhora na educação aumenta desenvolvimento socioeconômico de cidade catarinense

Um ensino de qualidade é a chave para tudo, sempre!

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

happy-child-plays-picture-id506223350 (1)

(Foto: iStock)

Melhora na educação aumenta desenvolvimento socioeconômico de cidade catarinense

Uma educação de qualidade funciona como a base de tudo. Prova disso é município de Campo Alegre, no estado de Santa Catarina, que teve um avanço enorme no desenvolvimento socioeconômico depois de passar por uma melhoria do ensino educacional.

A cidade melhorou sua posição no IFDM (Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal), que avalia o índice de desempenho de acordo com notas entre 0 e 1 pontos e classifica o desenvolvimento em categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4 a 0,6), moderado (o,6 a 0,8) e alto desenvolvimento (0,8 a 1). Em 2011, Campo Alegre ocupava a 226ª posição entre todos os municípios catarinense. A partir de 2016, alcançou a nota de 0,8006, pulando para a 45ª posição.

Esse avanço foi estudado pelo Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado de Rio de Janeiro), que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico dos mais de 5 mil municípios brasileiros.

Para a secretária de educação de Campo Alegre, Leda Munhoz Odia, é por meio da educação que se formam pessoas capazes de transformar e desenvolver o meio em que vivem. “Campo Alegre se orgulha em ter um ensino de qualidade, construído por professores comprometidos, capazes de transformar a vida de uma criança”, comemora Leda. A gerente de produto do Sistema de Ensino Aprende Brasil, Damila Bonato, diz que “está claro que educação pública de qualidade é possível e não cabem mais discursos e justificativas contrárias. Devemos valorizar e respeitar a educação como principal mecanismo de desenvolvimento humano”.

Leia também