Brincar é coisa séria

7 dicas para se organizar para a volta às aulas

A volta às aulas marca o início de um novo ciclo e o planejamento ajuda muito - Shutterstock
Shutterstock
Ri Happy

Publicado em 13/01/2023, às 13h46 - Atualizado em 21/03/2023, às 07h13 por Fernanda de Andrade, filha de Débora e Marcos


O final das férias se aproxima, e com ele chega a preocupação da volta às aulas! Pensar em como acostumar o seu filho para o retorno das aulas do ano letivo é essencial para este momento, de forma que ele consiga passar pela transição das férias para a volta da rotina de forma leve. Para isso, existem táticas que facilitam o retorno às aulas e o final do descanso!

Não existe forma melhor de se adiantar para o momento das aulas do que se planejar anteriormente. Confira a seguir algumas dicas para você conseguir se preparar (e preparar o seu filho) para a volta às aulas com antecedência, tornando esse momento muito mais fácil para os dois lados!

A volta às aulas marca o início de um novo ciclo e o planejamento ajuda muito (Foto: Shutterstock)

1. Confira se o uniforme escolar ainda serve 

Sim, é possível que o uniforme que o seu filho usou pela última vez em novembro não sirva mais em fevereiro do ano seguinte! Segundo a Pfizer, as crianças com mais de 3 anos de idade crescem cerca de cinco a sete centímetros por ano. Ou seja, existem grandes chances de que o uniforme comprado no ano anterior fique menor já no segundo mês do ano. Por isso, antes das aulas começarem, veja se é necessária uma nova compra de uniforme.

2. Compre o material escolar com antecedência

Assim que estiver com a lista de material em mãos, não perca tempo e já vá às compras! Antes disso, confira o que pode ser reutilizado do ano anterior (como lápis e canetas), e separe aquilo que realmente precisa ser comprado novamente. Esse momento tem ótimos benefícios para a criança, melhorando a autoestima dela, criando um senso de responsabilidade, estimula a criatividade, enriquece a memória ao longo prazo e ainda é uma oportunidade para incentivar a educação financeira.

3. Acostume a criança a dormir e acordar cedo

Alguns dias antes do primeiro dia de aula, adiante a hora de dormir e a hora de acordar em 15 minutos – progressivamente, assim o seu filho não sente uma diferença brusca no início das aulas, e consegue começar o ano descansado! Afinal, não existe nada pior do que ir para a escola com sono após meses de férias em casa.

4. Saiba quanto tempo a criança precisa para se arrumar

Acordar mais cedo do que o necessário pode deixar a criança mais cansada, e perder a hora causa um estresse desnecessário logo de manhã. Por isso, faça um teste de manhã para saber quanto tempo o seu filho precisa para se arrumar e colocar o alarme no horário certo e conseguir definir uma boa hora de dormir, garantindo uma noite de sono tranquila sem medo de se atrasar.

Antes de comprar materiais novos, confira quais podem ser reutilizados (Foto: Getty Images)

5. Arrume um espaço ao alcance das crianças para colocar os lanches da escola 

Para as crianças maiores, dê instruções de como preparar o próprio lanche e supervisione o processo. Já para as crianças menores, deixe o lanche pronto em um local acessível e deixe que elas mesmas guardem nas lancheiras. Coloque as comidas em potes de acrílico para que consigam ver facilmente o que há dentro e bebidas em garrafas transparentes na geladeira. 

6. Etiquete tudo

Imprima adesivos com o nome do seu filho, ou procure adesivos em branco e escreva à mão, e etiquete todos os materiais das crianças. Cada caneta, lápis, borracha e caderno devem ser etiquetados, e se preferir, os uniformes podem receber bordados com o nome e sala da criança. Dessa forma, você evita perdas e gastos desnecessários com novos materiais! 

7. Prepare a mochila e o estojo 

Já com os materiais em dia, não perca tempo e coloque as canetas, lápis de cor, canetinhas e cadernos na mochila e estojo. O seu filho vai estar pronto para as atividades de volta às aulas com os materiais em ordem! Desenhos e redações sobre as férias vão ficar lindos com os novos utensílios.

Para garantir um material escolar de boa qualidade e que o seu filho vai amar, a Ri Happy conta com uma linha de papelaria com tudo o que você precisa, sendo composta por lápis, borracha, canetas, cadernos, mochilas, lancheiras e muito mais. Assim você consegue encontrar tudo em um só lugar! 

A Pais&Filhos e a Ri Happy se juntaram em um novo projeto: Brincar É Coisa Séria #RirEBrincarÉSóComeçar, para reforçar que brincar é fundamental, e um direito garantido a toda criança por lei. A brincadeira não tem raça, gênero, cor, limitação ou idade, e é dever dos adultos garantir que as crianças possam brincar sem fim! Vamos juntos nessa?

Confira tudo o que rolou no 14º Seminário Internacional Pais&Filhos!


Leia também

Sabrina Sato, Nicolas Prattes e Zoe - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Sabrina Sato é criticada por levar Zoe à viagem com Nicolas Prattes: "A cara dela diz tudo"

(Foto: Reprodução/Instagram) - (Foto: Reprodução/Instagram)

Bebês

Mavie usa maiô de grife em passeio à praia com Neymar: "O preço é maior que meu salário"

Belo conta que não está solteiro - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Viviane Araújo compartilha primeira viagem do filho Joaquim - Reprodução/Instagram @araujovivianne

Bebês

Viviane Araújo mostra o irmão do filho, Joaquim, e se declara: “Muito amor”

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

A família é viciada em fast food - (Foto: Reprodução/The Sun)

Bebês

Bebê de 1 ano come fast food todos os dias e bebe seis latas de Coca-Cola: "É difícil dizer não"