Criança

5 livros para introduzir a poesia na vida do seu filho

A leitura pode (e deve) ser usada por puro prazer

Nathália Martins

Nathália Martins ,Filha de Sueli e Josias

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

Ler palavras bonitas, que soem bem aos ouvidos, é muito bom. Nossa embaixadora e colunista Luciana Loew, mãe de Teresa e Alice, é escritora e produtora de conteúdo digital. É pós-graduada em Formação de Escritores, especialista em textos literários e adora ler com e para as duas filhas em casa. Ela fez uma seleção especial de livros para você introduzir a arte da poesia na vida dos seus filhos. Vem ver:

Na casa amarela do vovô, Joaninja come jujubas – poemas para criar

Untitled-1

Autora: Jaqueline Conte

Editora: Mercadolivros Editora

Poesia para curtir e para interagir. Sob medida para os pequenos que, como aqui em casa, gostam de desenhar. Com espaços ao lado dos poemas, é perfeito para que as rimas ganhem formas e novos sentidos nos traços das crianças, que são convidadas a ilustrá-los. Um lindo exercício de imaginação.

Ah, os pensamentos que você pode pensar!

Untitled-2

Autor: Dr. Seuss

Editora: Companhia das Letrinhas

Os clássicos de Dr. Seuss, publicados pela primeira vez há quarenta anos e amados por gerações de leitores, voltam em reedição caprichada, retraduzidos e bilíngues – ao final do livro estão os versos originais, em inglês. Ah, os pensamentos que você pode pensar, se você tentar!

O bicho alfabeto

Untitled-3

Autor: Paulo Leminski

Ilustrações: Ziraldo

Editora: Companhia das Letrinhas

Apresentar Leminski para as crianças por meio desta obra feita especialmente para elas é garantia de bons momentos. Os poemas conversam com as coloridas ilustrações de Ziraldo, convidando os pequenos a relacionar palavras e imagens para decifrar o texto, sempre divertido e provocador.

Poesias do Nilo

Untitled-4

Autor: Gilles Eduar

Editora: Companhia das Letrinhas

Como nos divertimos ao ler este livro pela primeira vez! Nilo é um cachorrinho-poeta que conta suas aventuras sozinho em casa durante o dia, enquanto a dona está fora. Tal qual criança, ele experimenta as roupas dela e solta a imaginação em brincadeiras de faz de conta enquanto espera ela voltar.

O menino que chovia

(Foto: Acervo Pais&Filhos)

(Foto: Acervo Pais&Filhos)

Autor: Cláudio Thebas

Editora: Companhia das Letrinhas

“O menino chovia. E não era chuva, chuvisco, chuvinha. Era chuva, trovão, trovoada. Por qualquer coisa, coisinha, o menino relampejava.” Que criança não dá as suas relampejadas, de vez em quando? Aqui, por meio da poesia, elas se identificam e enxergam situações e atitudes familiares, que permitem que reflitam e se expressem sobre choro, angústias, birra. E tudo de um jeito bem poético.

Leia também:

3 livros de receitas para você e seu filho cozinharem juntos

5 filmes e livros para você ensinar ao seu filho sobre compartilhar

4 livros para incentivar seu filho a ler