Criança

Alerta! Estudo mostra que porcentagem de crianças obesas no Brasil é maior que a média mundial

Crianças acima do peso demonstram baixo desempenho escolar, frustração e, as chances de sofrer bullying aumentam em quase 4 vezes

Letícia Vaneli

Letícia Vaneli ,filha de Alcides e Eugênia

(Foto: Reprodução/Getty Images)

De acordo com um estudo publicado nesta quinta-feira, 10 de outubro, pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), um quinto dos brasileiros são obesos. Se em 1996 a taxa era de 12,7%, em 2007 pulou para 22,1%. O Brasil não faz parte da organização, mas possui porcentagens próximas àquelas que são integrantes, por exemplo, os Estados Unidos, o qual apresenta 36,2% da sua população adulta como obesa.

O estudo também analisou a porcentagem em crianças e no Brasil, quase 11% são obesas, sendo que a média é de 9,9%. Eles explicaram que crianças acima do peso demonstram baixo desempenho escolar, frustração e, as chances de sofrer bullying aumentam em quase 4 vezes.

Os responsáveis pelo estudo acreditam que precisam investir em prevenções para lidar com esse problema. Eles revelaram que dos 52 países analisados, apenas 45 possuem têm programas específicos para a obesidade infantil.

A obesidade pode afetar a economia?

A OCDE afirma que os resultados podem afetar a economia dos países, porque os gastos com saúde serão maiores com indivíduos que são sedentários e possuem uma rotina alimentar pobre em nutrientes. Além disso, a sua condição pode fazer com que sejam menos produtivas. Eles também afirmam que pode reduzir em até 3,3% do PIB dos países no período de 2020a 2050, mas no Brasil as consequências serão maiores, alcançando uma redução de 5,5%.

A organização também relacionou a condição financeira com os hábitos alimentares. Eles concluíram que as pessoas de baixa renda, provavelmente, consomem alimentos menos saudáveis.

O levantamento é baseado em critérios definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que levam em conta o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). O IMC é uma equação que leva em conta o peso e a altura da pessoa.

Leia também:

Estudo da Pastoral da Criança mostra que obesidade infantil chega a 10% no Maranhão

Estudo mostra que crianças que sofrem bullying têm mais chances de engordar

Pesquisa descobre que leite de mãe acima do peso ajuda prevenir obesidade infantil