Criança

Clínica de mudança de gênero é acusada de fazer “experimentos” em crianças

A NHS Gender Identity Development Service é especialista no tratamento hormonal para mudança de sexo

Emily Santos

Emily Santos ,filha de Maria Teresa e Francisco

Clínica de mudança de sexo é acusada de “experimentar” em crianças e adolescentes (Foto: Getty Images)

Uma clínica inglesa especializada em tratamentos de mudança de sexo está sendo acusada de prescrever medicamentos à base de hormônios para crianças e adolescentes de forma irresponsável. A denúncia afirma que a NHS Gender Identity Development Service está disponibilizando os remédios sem entender se o tratamento apropriado para os pacientes é mesmo a mudança de gênero.

De acordo com informações do The Sun, pelo menos 5 profissionais se demitiram da clínica por acreditar que a terapia hormonal está sendo prescrita muito cedo.

A preocupação que permeia a denúncia é que crianças homossexuais que estão confusas sobre como lidar com a própria sexualidade estão sendo erroneamente diagnosticadas como transgênero.

O diretor Centro de Medicina Baseada em Evidências revelou ao jornal The Times que “dada a escassez de evidências, o uso descriminado de drogas [para resultados não cobertos pela licença do medicamento] no tratamento da disforia de gênero significa, em grande parte, um experimento ao vivo não regulamentado em crianças”.

Um porta-voz da clínica defendeu que “não há evidências reportadas de malefício” causados pelo tratamento.

Em contrapartida, Stephanie Davies-Arai, do grupo de pais Transgender Trend afirmou que “o uso dos medicamentos terá efeitos duradouros nos pacientes, tal como infertilidade”.

Ainda de acordo com o The Sun, o público paciente da clínica NHS aumentou exponencialmente nos últimos anos e que, atualmente, uma nova criança começa o tratamento a cada semana na Inglaterra.

Leia também:

Homem vai fazer a cirurgia de mudança de sexo e descobre gravidez

Estudo mostra que crianças educadas por casais gays se saem melhor na escola

Criança vence o câncer após tratamento com células tronco do cordão umbilical e a história impressiona