Criança

Estudo prova que crianças que tiram uma soneca pela tarde são mais felizes: entenda o motivo

Pesquisa feita em Universidade da Pensilvânia prova que a soneca da tarde pode ser melhor para o seu filho do que você imaginava

Giovanna de Boer

Giovanna de Boer ,filha de Karen e Christiano

Um cochilo pode ser tão benéfico quanto uma noite de sono (Foto: iStock)

Que os recém-nascidos tiram muitas sonecas você já sabe. Mas você sabia que é superimportante que crianças mais velhas também descansem ao longo da tarde? Olha só:

Uma pesquisa feita pela Universidade da Pensilvânia acompanhou o efeito das sonecas na qualidade de vida das crianças entre 10 e 12 anos. O estudo foi publicado no dia 31 de maio no site Science Daily.

As crianças que cochilam de 30 a 60 minutos ao meio dia, pelo menos três vezes por semana, são mais felizes, têm mais autocontrole e coragem, e acabam apresentando menos problemas comportamentais. Essas crianças também têm QI mais alto e vão melhor na escola.

Os estudiosos acompanharam a rotina de cerca de 3 mil crianças que estão entre a 4° e a 5° série. De acordo com o professor Jianghong Liu, professor de saúde pública da universidade e um dos autores da pesquisa, a falta de sono afetava cerca de 20% dos alunos dessa faixa etária, e isso causava efeitos negativos emocionais, físicos e cognitivos.

O cochilo do meio-dia é facilmente implementado, e não custa nada”, diz Liu. O efeito é ainda melhor se o cochilo acontecer no final da tarde, para evitar que a criança perca tempo na escola ou estudando. “Isso não apenas ajudará as crianças, mas também reduzirá o tempo nas telas de celulares e televisões“. 

Jianghong Liu ainda explica que os cochilos deveriam estar presentes na rotina dos jovens até mesmo durante o ensino fundamental e médio. “As pesquisas demonstraram que os cochilos podem ter efeitos tão positivos quanto uma noite inteira de sono quando se trata de melhorar a concentração e o foco em algumas tarefas”, diz.

Segundo Liu, os resultados podem ajudar a pais a tentarem encaixar nas agendas de suas crianças uma sonequinha. Afinal, um descanso nunca é demais, né?

Leia também:

Do banho ao sono: como criar uma rotina para o seu bebê dormir a noite inteira

Rotina de sono: saiba como readaptar os horários na volta às aulas

Como é morar com os filhos na Holanda? Veja 24h da rotina da família Vicente