Criança

Rotina de sono: saiba como readaptar os horários na volta às aulas

Foto: iStock - Foto: iStock
Foto: iStock

Publicado em 30/07/2018, às 15h32 por Gabrielle Molento, Filha de Claudia e Pedro


Ter uma rotina de sono é muito importante para o desenvolvimento físico, mental e social das crianças. É durante o sono que fixamos em nossa memória o que aprendemos durante o dia. Além disso, outras funções cognitivas como, por exemplo, a inteligência e atenção, ficam reduzidas. E não para por aí. Adultos e adolescentes quando dormem mal podem ficar sonolentos durante o dia e, dessa forma, dormir durante atividades que requerem atenção. Já as crianças ficam irritadas, agitadas e desatentas.

No período de férias nem sempre é possível manter os horários regrados, especialmente com viagens em família e mudanças de fuso horário. Por isso, nessas ocasiões, é importante ter paciência com o período de adaptação dos filhos. Quanto mais estável a rotina de sono for mantida, mais fácil será a readaptação na volta às aulas. O ritmo para recuperá-la pode variar para cada criança mas, geralmente, é necessário pelo menos uma semana para que tudo volte ao normal.

Higiene do sono

De acordo com Carolina Gambetta, médica otorrinolaringologista do Instituto Brasiliense de Otorrinolaringologia (Iborl), variações constantes de horário são muito prejudiciais e pouco toleradas pelas crianças. “O ideal é que o horário de sono seja igual todos os dias, com variação máxima de uma hora. Isso vale também para os finais de semana, feriados e período de férias. Dessa forma, ela terá muito mais disposição e bom humor para aproveitar esses momentos”, afirma.

Atividades para melhorar os hábitos do sono são sempre importantes e podem ajudar bastante nesses momentos. Entre elas estão: Ter horário para dormir e para acordar; evitar pelo menos 2 horas antes do horário de dormir televisão, celulares, refeições pesadas e brincadeiras agitadas; criar um ritual de atividades tranquilas que devem ser feitas antes de dormir; fazer a criança deitar acordada na própria cama para que não se assuste ao acordar; transformar o quarto em um local tranquilo e utilizado apenas para dormir.

Sono na escola

 Priscilla Martins Mazzeti, coordenadora do Colégio Objetivo de Brasília afirma que a criança que chega com sono na escola não consegue absorver o conteúdo da maneira que deveria e, além disso, o seu convívio social por muitas vezes é afetado. Por esse motivo a escola deixa que essa criança tire um cochilo e volte às atividades normais só depois de se sentir melhor.

“Em sala de aula temos camas móveis que são colocadas de acordo com a necessidade de cada professor. Não disponibilizamos espaço específico para o descanso. Porém, trabalhamos com aulas de descanso e relaxamento sempre que há essa necessidade. Todas as crianças da educação infantil – de 1 a 5 anos -podem descansar e cochilar quando houver necessidade”, explica a coordenadora.

A interação entre família e a escola é muito importante para o bom desenvolvimento do aluno, assim, a conversa sobre a rotina da criança é feita frequentemente. “O aluno que não dorme bem na maioria das vezes apresenta sinais de cansaço, irritação, baixo rendimento nas atividades propostas, entre vários outros fatores. Sempre que observamos que algo pode ter sido modificado na rotina da criança os pais são chamado até a escola para que juntos possamos resolver da melhor maneira possível”, conclui Priscilla.

Leia mais:

10 dicas para colocar em ordem o sono das crianças

5 armadilhas para evitar na hora de treinar o sono do seu bebê

Saiba por que é importante manter a rotina do sono durante as férias


Leia também

Anderson Leonardo, do Molejo, faleceu aos 51 anos de idade - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Anderson Leonardo, do Molejo, morre aos 51 anos de câncer

A família é viciada em fast food - (Foto: Reprodução/The Sun)

Bebês

Bebê de 1 ano come fast food todos os dias e bebe seis latas de Coca-Cola: "É difícil dizer não"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Aline Wirley e Igor Rickli fazem 1ª viagem em família com filhos adotivos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Aline Wirley e Igor Rickli mostram os filhos pela 1ª vez após adoção: "Parece um filme"

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho