Criança

Mãe cria podcast para contar histórias para crianças durante pandemia: veja como ouvir

Mãe cria podcast para contar histórias para crianças durante pandemia - arquivo pessoal
arquivo pessoal

Publicado em 18/06/2021, às 06h05 - Atualizado às 14h10 por Helena Leite, filha de Luciana e Paulo


Sejamos sinceros: é muito difícil manter as crianças entretidas longe das telas durante esse período de pandemia. Para evitar horas em frente a um tablet ou televisão, muitos pais estão apostando em diferentes meios para manter a cabeça dos filhos ocupada e ainda incentivar a criatividade. Por isso, os podcasts infantis estão vindo com tudo! Foi justamente pensando em ajudar outros pais que também estão na luta pra entreter as crianças em casa durante a pandemia que Paula Rebouças Mendes, mãe de Isabela, de 4 anos, decidiu criar o podcast  “Mamãe, me conta uma história?”. Em entrevista à Pais&Filhos, ela contou mais sobre as ideias por trás das histórias e como foi o processo de criar a novidade.

“Durante os 7 primeiros meses da pandemia, fiquei isolada com a minha família na região serrana do Rio. Sempre contei muitas histórias para a minha filha Isabela, que hoje tem 4 anos, mas, durante esse período, isso aumentou bastante e fiquei totalmente imersa no mundinho dela. Comecei a inventar histórias curtas para nos ajudar com pequenos desafios do dia a dia, como por exemplo, a hora de comer verduras, lidar com emoções mais fortes e até deixar a chupeta”, começou Paula, explicando. A mãe contou, ainda, que acredita que abordar questões importantes de forma lúdica facilita na hora de tentar explicar algo para as crianças.

Mãe cria podcast para contar histórias para crianças durante pandemia (Foto: arquivo pessoal)

Foi desse ambiente de múltiplas histórias que veio a ideia de criar o podcast. “Percebi que os conceitos estavam ficando na cabeça dela, que sempre me pedia para repeti-las várias vezes. Comecei a gravar as histórias e mandar para filhos de amigas, que logo viraram meus fãs. Foi aí que resolvi lançar o podcast, com histórias semanais, para ajudar as crianças a soltarem a imaginação“, relembra ela.

Se você é mãe ou pai, provavelmente já imagina qual foi a maior dificuldade de Paula na hora de começar a gravar as histórias: lidar com o barulho! “Com criança em casa, no meio de uma pandemia, era muito difícil gravar sem interrupções! A primeira história que gravei se chama “É VERDE” e se passa em um sítio. Então, minha saída foi gravar no jardim – dá até para ouvir pássaros ao fundo!”, conta ela, bem-humorada.

Os episódios do “Mamãe, me conta uma história?” são lançados toda semana no YouTube, Spotify e todas as plataformas de streaming. Antes de ir ao ar, as histórias passam pela curadoria rigorosa de Isabela. “Quando a história fica pronta, eu conto para ela e dependendo da reação já sei se a história é boa ou não e que ajustes preciso fazer. Uma vez que ela “aprova”, o conto entra no podcast”, explica Paula.

Isabela, aliás, ama fazer parte de tudo isso e faz questão de sempre ser a voz que abre e fecha o podcast. Paula conta que a filha fica orgulhosa de ouvir a mãe e, inclusive, tem o costume de escutar as histórias favoritas em looping: repetindo várias e várias vezes.

Se você é um dos pais que está buscando uma forma diferente de entretenimento para os filhos durante a pandemia e decidir apostar no “Mamãe, me conta uma história?“, Paula já adianta o que esperar dos episódios: “Histórias leves, rápidas e gostosas de escutar, que tem como objetivo divertir as crianças e ao mesmo tempo, passar valores importantes”, explica ela. “O meu maior objetivo é ajudar a criança a lidar com suas questões de maneira leve e lúdica. Então, me preocupo em incentivá-la sem constrangê-la. As mensagens são sempre positivas, de superação e de pertencimento. A história funciona como um abraço apertado para a criança que está passando por uma situação similar à do protagonista: quando ela percebe que ele conseguiu alcançar seu objetivo, ela se sente encorajada a tentar também”, completa.

A ideia do podcast veio depois que ela começou a contar mais histórias para a filha (Fotos: arquivo pessoal)

Paula finaliza fazendo um convite aos pais para participar do movimento que ela mesma criou, o ‘#segundasemtela’. A ideia é justamente entrar no desafio de deixar os filhos pelo menos uma vez na semana longe dos tablets e celulares, para incentivar a criatividade e outras formas de brincadeiras.

“Minha família é a minha base, meu alicerce. Costumamos dizer que somos todos muito “embolados” porque adoramos estar juntos. Desde muito pequena, tenho essa ligação muito forte com a minha família e me orgulho de ver essa mesma relação sendo desenvolvida pela Isabela, com tanta naturalidade e amor. Para mim, família é porto seguro”, finaliza ela.


Leia também

Anderson Leonardo, do Molejo, faleceu aos 51 anos de idade - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Anderson Leonardo, do Molejo, morre aos 51 anos de câncer

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

A família é viciada em fast food - (Foto: Reprodução/The Sun)

Bebês

Bebê de 1 ano come fast food todos os dias e bebe seis latas de Coca-Cola: "É difícil dizer não"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Mãe e filha - (Foto: Reprodução/Freepik)

Família

Mãe diz que se arrependeu de adotar filha após conseguir engravidar: "Nunca senti que ela era minha"

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer