Família

Avó cria canal no youtube para contar histórias para crianças durante a pandemia e o resultado é muito amor e aprendizado

Sany Rios, a filha Nayanne e os netos Lucca e Clara - arquivo pessoal Sany Rios
arquivo pessoal Sany Rios

Publicado em 21/04/2020, às 05h42 por Helena Leite, filha de Luciana e Paulo


Sany Rios, a filha Nayanne e os netos Lucca e Clara (Foto: arquivo pessoal Sany Rios)

Sentar embaixo de uma árvore para ouvir uma boa históriacontada pela sua avó. Quantas crianças da geração atual conseguem ter esse tipo de memória? Para fazer com que todos tenham essa lembrança, Sany Rios, mãe da Nayanne, resolveu criar um canal do Youtube para compartilhar as histórias com todos que queiram ouvir.

Sany sempre contou histórias para os netos Lucca e Clara, desde quando eles estavam na barriga da mãe. O isolamento social chegou, no entanto, e a pedagogaprecisou criar uma nova maneira de continuar a rotina de histórias com as crianças. No começo, ela enviava vídeos para a filha, que mostrava aos netos. As crianças gostavam tanto das histórias que logo começaram a pedir para compartilhar com os amigos. A demanda pelos vídeos foram aumentando e veio a ideia: por que não publicá-los em um canal no YouTube?

As produções são simples: um celular, um tripé, os livros e o quintal de casa. Em uma entrevista exclusiva a Pais&Filhos, a avó conta que a ideia é justamente trazer essa proximidade com os que a assistirem. “Os pais têm me agradecido muito, acham importante o tipo de vinculação que faço entre a narração e os livros”, fala.

Sany Rios é pedagoga com especialização em Leiturae mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Ceará e conta que o canal do YouTube foi também uma forma de voltar a contar histórias para o público geral, fora da rede familiar, o que ela não fazia há anos.

Apesar do canal ter sido criado para ajudar as famílias neste período de quarentena, Sany pretende continuar com os vídeos quando a pandemiaacabar. “Os pais têm me pedido para ensinar como faço para que contem (as histórias) em casa também, para os filhos”, fala, “Estou pensando em gravar vídeos que possam trazer alguns pontos, mas sem receita, afinal, contar é sentir”, lembra.

A avó acredita na importância da criação de laçospor meio das narrações. “Contar histórias sempre foi uma chave de cumplicidade e afeto entre mim e as crianças da nossa família, além dos meus alunos, é claro”, diz, “Antes era exclusivo para família. Agora é para todos”.

Para Sany, família é tudo, “Nela me reconheço, me desnudo, me reinvento, me desafio e me transformo. Família é o nosso DNA coletivo”. Ela ressalta a importância da união familiar em momentos como esse e completa, “No final das contas, a minha grande felicidade é, nesse momento, poder levar literatura infantil de qualidade para as crianças que estão em casa”.

Para fazer parte do mundo de histórias da Sany, basta acessar o canal no YouTube Sany Rios. Conheça mais sobre essa avó no vídeo abaixo:


Leia também

Carol falou nas redes sobre a decisão do filho - Reprodução/ Instagram @carol_nakamura

Família

Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”

Belo conta que não está solteiro - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Daiana Garbin posta vídeo engraçado da filha Lua e Tiago Leifert cai na gargalhada - Reprodução Instagram

Família

Daiana Garbin posta vídeo engraçado da filha Lua e Tiago Leifert cai na gargalhada

Anderson Leonardo morre e filha faz desabafo nas redes sociais - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Filha de Anderson Leonardo, do Molejo, faz homenagem: "Não me ensinou a viver sem você"

Nomes bíblicos femininos - (Foto: Unsplash)

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer