Criança

Sempre alerta: menina de 8 anos tem rosto ferido por linha de pipa com cerol

Não existe uma Lei Federal que proíba o uso do cerol

Jennifer Detlinger

Jennifer Detlinger ,Filha de Lucila e Paulo

(Foto: Gama)

Uma menina de 8 anos ficou ferida depois de ter o rosto cortado por uma linha de pipa com cerol, enquanto andava de bicicleta. O susto aconteceu na última quinta-feira (10), na cidade de Americana, em São Paulo.

A criança foi socorrida pela Guarda Municipal de Americana e levada até o Hospital Municipal. Apesar da gravidade do ferimento na bochecha direita, a menina passa bem.

Pipa com cerol é crime?

O cerol, uma mistura de pó de vidro com cola, é usado para cortar a linha da pipa do adversário. Além da linha comum, existe a “chilena”, feita de óxido de alumínio e quartzo moído, que corta quatro vezes mais, vendida normalmente no Brasil.

Não existe uma Lei Federal que proíba o uso do cerol, mas alguns estados têm suas próprias regras. Em São Paulo, por exemplo, a Lei 12.192 de janeiro de 2006 proíbe o uso e a venda do cerol em todo o estado. Mesmo com alto poder cortante, parecido a de uma faca afiada, quem não cumpre a lei e usa o cerol em São Paulo paga apenas uma multa de cerca de 130 reais. Quando o infrator for menor de idade, os pais são responsáveis pela infração.

Por isso, é preciso redobrar os cuidados com o seu filho durante essas férias escolares. O correto é empinar pipas em locais abertos, longe do trânsito, de multidões e da rede elétrica. O uso do cerol é proibido, já que coloca em risco pedestres, motoristas, além da própria criança.

Leia também:

Sempre alerta: bebê de 11 meses morre afogado em balde de água

Menino de 3 anos se afoga na piscina e mãe faz alerta: “Levou só 1 segundo”

Em vídeo, bebê se afoga por mais de 1 minuto enquanto mãe mexe no celular