Valorização da Educação Infantil: a importância da escola e do professor na vida do seu filho

Quando somos pequenos, temos mais facilidade de aprender coisas novas. A escola (e os professores) tem um papel fundamental no processo de potencializar essas habilidades linguísticas, sociais e de comunicação

Resumo da Notícia

  • Na primeira infância, começamos a descobrir o mundo ao nosso redor
  • Essa é a hora de incentivar as crianças a desenvolverem novas habilidades
  • A escola tem um papel fundamental nesse aprendizado

A primeira infância é um dos períodos mais importantes da nossa vida. É nessa fase que começamos a descobrir o mundo ao nosso redor e uma janela de possibilidades se abre. O cérebro está mais ativo do que nunca e começa a nos preparar para os desafios que estão por vir. Justamente por isso, é preciso investir no potencial das crianças desde cedo, estimulando, dando carinho e desenvolvendo as mais diferentes habilidades. A conta é simples: para um futuro saudável e de sucesso, os cuidados devem começar desde os primeiros instantes.

-Publicidade-
A escola tem papel fundamental em potencializar o aprendizado das crianças (Foto: iStock)

Um estudo da Universidade da Carolina do Norte (EUA) mostrou que, na primeira infância, o cérebro faz mais conexões do que na fase adulta. Isso significa que, quando somos pequenos, temos mais facilidade de adquirir novas habilidades. Para isso, a escola tem um papel fundamental, já que é lá onde aprimoram suas capacidades linguísticas, sociais e de comunicação.

“Nos últimos 30 anos, passamos a entender a Educação Infantil como um espaço importantíssimo para a criança, porque esse é o momento fértil para todo o desenvolvimento dela. Se aproveitarmos essa janela de oportunidades, conseguimos fazer com que a criança tenha sucesso em sua vida”, explica a educadora Lilian Murad Brunner, Diretora Institucional dos Portinhos do Colégio Visconde de Porto Seguro, mãe da Marcella e do Bruno.

-Publicidade-
Foto: iStock

O papel dos professores

Já está mais do que comprovado pela ciência que crianças que vão à escola desde cedo desenvolvem mais habilidades nos primeiros anos de vida. Isso se deve, em grande parte, ao trabalho dos professores da Educação Infantil. Quem chegou a essa conclusão foram os pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte (EUA). Eles observaram que, quando são estimuladas pelos professores, as crianças melhoram seu desempenho linguístico e comunicacional.

“É normal ouvir falar que as crianças só vão para a escola para brincar. E é isso mesmo. Nós, professores, temos esse papel de mediar esse conhecimento e trazer tudo isso para ela de uma forma gostosa. Mas, por trás de tudo isso, tem uma intencionalidade pedagógica e um planejamento que está pautado na Base Nacional Comum Curricular”, diz Gabriela Cirino, Professora do Portinho Valinhos – Infantil 3, filha de Neuza e Antônio

Aprender brincando

A boa notícia é que a brincadeira é, inclusive, um meio de aprender conceitos complexos, como os de Física e de Biologia. Um grupo de pesquisadores alemães criou um projeto de iniciação científica pensado especialmente para crianças de 3 a 6 anos. A ideia deu tão certo que hoje mais de 40 mil escolas de Educação Infantil dentro da Alemanha, além de alguns país pelo mundo, seguem a metodologia. O primeiro da América Latina a aderir ao projeto Pequeno Cientista foi o Colégio Visconde de Porto Seguro (SP).

“É algo genuíno da criança experimentar, olhar e investigar. Então, por que não incentivar esse interesse pela área científica e tecnológica desde cedo? O que nós fazemos é um programa educativo que potencialize esse olhar da experimentação e da pesquisa já na primeira infância”, conta Lilian. Hoje, todas as crianças que participam do projeto são acompanhadas por professores em experiências voltadas ao conceito STEM, temas que envolvem as Ciências, a Tecnologia, a Engenharia e a Matemática.

Valorização da Educação Infantil

No dia 25 de setembro, em comemoração ao Dia Nacional da Educação Infantil, fizemos um bate-papo em parceria com o Colégio Visconde de Porto Seguro para falar sobre esse assunto e explicar qual é o papel da Educação Infantil no desenvolvimento das crianças:

Valorização da Educação Infantil

Um bate-papo sobre Educação Infantil e a importância de investir desde cedo na formação das crianças! Com Lilian Murad Brunner, educadora e Diretora Institucional do Colégio Visconde de Porto Seguro, e Gabriela Cirino, professora da Educação Infantil #Valorizaçãodaeducaçãoinfantil

Posted by Revista Pais&Filhos on Tuesday, August 25, 2020

-Publicidade-