12 atividades divertidas e educativas para crianças de 2 anos

Ao completar o segundo aniversário, seu filho experimentará grandes mudanças intelectuais, físicas, sociais e emocionais. Veja como você pode ajudá-lo nesse processo

Resumo da Notícia

  • Veja 12 atividades divertidas e educativas para crianças com 2 anos
  • Ao completar 2 anos, a criança experimenta grandes mudanças intelectuais, físicas, sociais e emocionais
  • Por isso, é importante aprender formas de ensinar brincando
12 atividades divertidas e educativas (Foto: Getty Images)

Depois que seu filho comemorar o segundo aniversário, ele experimentará grandes mudanças intelectuais, físicas, sociais e emocionais que o ajudarão a entender o mundo. “O estágio de 2 a 3 anos é importante porque a linguagem está realmente começando a se desenvolver”, diz Robert Myers, Ph.D., psicólogo de crianças e adolescentes, fundador do Child Development Institute e professor clínico assistente de Psiquiatria e Comportamento Humano na Universidade da Califórnia, Irvine School of Medicine. “As crianças também estão começando a reconhecer que são seres independentes e estão explorando ativamente seu mundo”.

-Publicidade-

Dr. Myers acrescenta que os pais podem oferecer incentivo e apoio para que a criança domine as principais tarefas do desenvolvimento. Eles podem, por exemplo, introduzir à rotina da criança atividades de aprendizado práticas.  “Sempre envolva atividades com muita linguagem, interação e brincadeiras criativas”, acrescenta Roni Cohen Leiderman, Ph.D., reitor do Mailman Segal Center for Human Development da Nova Southeastern University e co-autor de Let’s Play and Learn Together . “O desenvolvimento infantil vem através do  relacionamento com os pais ou responsáveis”.

Com isso em mente, tente essas atividades simples de aprendizado para crianças de 2 anos em casa. Elas vão divertir seu filho enquanto ajudam no desenvolvimento dele.

-Publicidade-

1. Brinque de se vestir

Arrume uma pilha de roupas velhas e deixe seu filho brincar de se vestir. “Você também pode participar, mas é ótimo incentivar a brincadeira em grupo com duas ou três outras crianças da mesma idade”, sugere Myers.

Habilidades aprendidas: Criatividade, imaginação, habilidades de linguagem e desenvolvimento social

2. Decore um porta-lápis

Cubra uma mesa com jornal e, em seguida, junte uma caixa, cola, Glitter, pompons e lápis. Deixe seu filho usar a cola para revestir a caixa e o ajude a decorar. Ele pode encher a caixa com lápis quando secar. Da próxima vez que você for a um restaurante, pegue o porta-lápis e deixe que ele mostre sua criação. Ele ficará animado para usar sua criatividade novamente.

Habilidades aprendidas: Planejamento motor, criatividade

3. Esconder brinquedos

Esconda um brinquedo em algum lugar da casa e peça ao seu filho para encontrá-lo. Explore com ela, usando dicas como “mais quente” e “mais frio” para guiá-lo. Você também pode usar lanternas para a procura ou esconder vários objetos ao mesmo tempo.

Habilidades aprendidas: compreensão auditiva, resolução de problemas, habilidades sociais e memória

4. Crie uma caixa postal

Crie uma caixa de correio decorando uma caixa de sapatos velha ou caixa de papelão e cortando uma fenda na parte superior. Preencha com cartas para seu filho abrir. “Isso não apenas desenvolve habilidades motoras quando ela abre os envelopes e retira o que está dentro, mas como você pode usá-la para ensinar conceitos básicos ao seu filho”, diz o Dr. Leiderman. “Fale sobre as figuras, cores e letras; ajude-a a classificá-las por tamanho, forma ou cor; ou conte as peças. Você também pode mergulhar em peças criativas . ”

Habilidades aprendidas: Desenvolve uma compreensão de conceitos básicos, habilidades motoras finas

5. Imagine uma viagem

Depois que seu filho se sentar em uma toalha ou cobertor, puxe-o com cuidado pela sala. Finja que o cobertor é um trem ou um barco e que você está parando em lugares diferentes, como o zoológico, o supermercado ou um restaurante favorito. Esta atividade para crianças de 2 anos em casa também melhorará seu equilíbrio!

Habilidades aprendidas: Equilíbrio, imaginação

6. Trace seu corpo

Faça seu filho se deitar em um pedaço grande de papel e trace o contorno do corpo dele. “Como a criança ainda precisa deitar-se para ser desenhada, ela aprende o autocontrole”, diz Leiderman. “Você pode mostrar a ele onde estão os dois olhos, nariz e boca, mas se o seu filho quiser pintar tudo, tudo bem. Não imponha nada a ele, apenas deixe que ele se divirta”.

Nota: Se o seu filho não quiser ficar parado, não o force. Comece traçando apenas a mão ou o pé dele.

Habilidades aprendidas: senso de autocontrole e identificação de partes do corpo / habilidades de linguagem

7. O mestre mandou

Comece com instruções simples (“O mestre mandou tocar os dedos dos pés”). Depois passe para mais complexas (“O mestre mandou puxar a orelha esquerda e depois a orelha direita”). Você também pode incentivar seu filho a pular, correr, pegar alguma coisa e muito mais.

Habilidades aprendidas: Habilidades motoras brutas, seguindo instruções e linguagem receptiva

8. Experimente o jogo “Vá e pare”

Jogue jogos que envolvam iniciar e parar, como “luz vermelha, luz verde”. O desenvolvimento do autocontrole acabará por ajudar as crianças a negociar, comprometer e resolver conflitos sem perder a paciência, diz Leiderman.

Habilidades aprendidas: Autocontrole

9. Crie uma colagem

Recorte diferentes narizes, olhos, cabelos e outros recursos de revistas antigas e entregue-os ao seu filho. Incentive-a a fazer criaturas engraçadas ou caretas com os recursos e cole-as em um pedaço de papel. “Converse com seu filho sobre as peças e como colá-las, mas não seja muito direto com as peças”, diz o Dr. Leiderman. “Faça muitas ‘perguntas maravilhosas’, como” Eu me pergunto o que aconteceria se você soltasse as peças sem cola? ” e ‘Eu me pergunto por que a cola está ficando toda sobre a mesa?’ A infância é aprender novos fatos e aplicá-los a teorias, para ajudá-los a fazer novas teorias “.

Habilidades aprendidas: Criatividade, linguagem

10. Passe uma bola

Esta atividade, divertida para crianças de 2 anos, requer um túnel de brincadeira. De pé em extremos opostos com seu filho, reveze-se para levantar cada extremidade e rolar uma bola para frente e para trás. “Pode levar algumas tentativas e erros para que seu filho pegue o jeito, mas é uma ótima prática de planejamento motor e exige trabalho em equipe”, diz Rachel Coley, terapeuta ocupacional, autora de Simple Play: Easy Fun For Babies e fundadora do CanDoKiddo .com.

Habilidades aprendidas: Planejamento motor, entendimento de causa e efeito, trabalho em equipe

11. Cante e desenhe

Enquanto você canta uma das músicas favoritas do seu filho, faça um desenho simples do que está acontecendo nas letras e entregue a ele o papel para desenhar outra coisa mencionada na música. Por exemplo, Coley cantava “A dona aranha” para o filho, primeiro desenhando a aranha e depois fazendo-o desenhar sua versão da chuva. Vá para frente e para trás até a música terminar.

Habilidades aprendidas: habilidades linguísticas, criatividade, narrativa

12. Iniciar conversa

Entregue uma boneca ou um brinquedo de pelúcia e incentive seu filho a segurar, conversar, vestir e cuidar dele. “Converse com a boneca da mesma maneira que conversaria com uma criança e incentive-a a fazer o mesmo”, diz Myers. Além das habilidades linguísticas, esta atividade para crianças de 2 anos também ensina criatividade e imaginação.

Habilidades aprendidas: habilidades sociais, linguísticas e motoras finas, criatividade e imaginação

-Publicidade-