Especiais

6º Seminário Internacional Pais&Filhos foi show!

Desta vez o tema foi "Maternidade Muda Tudo (Ainda Bem!)"

Marina Paschoal

Marina Paschoal ,Filha de Selma e Antônio Jorge

(Foto: Gustavo Morita)

Todos os pais e mães receberam crachás personalizados com fotos dos filhos (Foto: Gustavo Morita)

A semana por aqui começou bem demais! Aconteceu na última segunda-feira, 3 de dezembro, na Unibes Cultural, em São Paulo, o 6º Seminário Internacional Pais&Filhos. O público estava tão animado que mesmo com o dia nublado, tinha fila para entrar e conferir a nossa programação recheada de palestras, sessões de autógrafos e sorteios. O tema desta edição foi Maternidade Muda Tudo (ainda bem!).

Depois das boas-vindas de Mônica Figueiredo, mãe de Antonia e diretora editorial, e Marcos Dvoskin, pai de Tanise, Débora e Nelson e presidente da revista, o primeiro palestrante do dia subiu ao palco. Marcos Piangers, pai de Anita e Aurora, lotou o auditório ao falar do tema Muda o Jeito de Encarar a Vida. “Minha mãe me ensinou que um pai ruim não faz falta. Você é pai quando decide estar lá presente de verdade”, disse ao comentar sobre o papel do pai.

Na sequência, a agertina Laura Gutman, mãe de Miguel, Gaia e Maiara, e psicopedagoga assumiu o posto de palestrante. Ao tratar sobre o assunto Muda a Relação com Você Mesma, ela priorizou as perguntas e dúvidas da plateia. Para finalizar, ela garantiu: “A família pode ser do jeito que for, desde que a criança seja amada e cuidada”.

Já Luiz Hanns, pai de Antonia e Julia, e psicanalista, veio para falar de uma mudança que muitos casais sentem, mas nem sempre é falado: Muda a Maneira de Namorar. Foi uma apresentação cheia de dicas e, se você perdeu, anota aí uma das mais importantes: “Encontre um dia para namorar, nem precisa ser sexo, mas algo que gostem de fazer juntos”.

O Ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, mais uma vez emocionou o público ao falar sobre sua experiência como pediatra antes de entrar para a política. “A partir disso entendi a verdadeira transformação que a maternidade causa na cabeça da mulher”, contou. Ele também apresentou o programa “Criança Feliz”, do Governo Federal.

Na sequência, foi a vez de Ana Fontes, que é mãe de Daniela e Evelyn e especialista em empreendedorismo. Ela chegou tímida, mas encantou e inspirou a todos que estavam na plateia ao falar sobre como a maternidade Muda a Maneira de Encarar o Trabalho – A Força do Empreendedorismo. Em meio às suas falas de empoderamento, Ana afirmou: “Quando você compra de uma mãe, você está ajudando a sustentar uma família”.

Depois da pausa para o coffee break, Vera Iaconelli subiu ao palco para falar sobre como Muda a Maneira de Encarar as Mudanças. “A gente sabia que iria mudar depois da maternidade, mas não que seria tanto e nem como”, ela disse ao traduzir o sentimento de muitas mulheres.

Para fechar o encontro com chave de ouro, tivemos na mesa redonda grandes nomes como Cris GuerraBeto BigattiLuanda FonsecaRafaela Donini e Roberta Bento. Esse timaço discutiu e trocou experiências de Como Lidar Com Todas Essas Mudanças e Não Pirar.

Assista ao vídeo com o resumo do que rolou por lá:

Leia também:

“Você precisa ter uma vida além do seu filho”, afirma Vera Iaconelli

Patrícia Macedo anuncia lançamento de nova plataforma da Huggies

“Quando você compra de uma mãe, você está ajudando a sustentar uma família”, diz Ana Fontes

6SEM_rodape-1250x272_v3