;
Especiais

“Você é pai quando decide estar presente de verdade”, afirma Marcos Piangers

O jornalista arrancou risadas da plateia com seus relatos sinceros

Jennifer Detlinger

Jennifer Detlinger ,Filha de Lucila e Paulo

Marcos Piangers é pais de Anita e Aurora (Foto: Gustavo Morita)

Marcos Piangers é pais de Anita e Aurora (Foto: Gustavo Morita)

“Nós, homens, não fomos criados para criar filho”. Foi dessa forma que Marcos Piangers, pai de Anita e Aurora, deu início à sua palestra, com o tema Muda o jeito de encarar a vida‘. Autor dos livros Papai é Pop 1 e 2, o jornalista comandou a primeira palestra desta sexta edição do Seminário Internacional Pais&Filhos, em que compartilhou, entre muitas risadas do público, suas aventuras e aprendizados que teve com a chegada das filhas.

Um filho não vem com manual de instrução. E nós, homens, fomos criados apenas para ser pegador ou provedor”, falou sobre o paradigma em que os homens são criados desde pequenos, inseridos em uma sociedade machista.

“Por isso, a gente precisa se reencaixar na sociedade. Você não é menos homem por lavar a louça. Um homem que cuida dos seus filhos tem uma vida mais equilibrada”, afirmou. Piangers também reforçou que, logo quando nascem, os homens não são preparados para serem pais sensíveis, gentis e honestos — ao contrário da mulher. 

“A gente não fala sobre esses machismos institucionais em que crescemos. Vivemos uma luta constante pela masculinidade, estamos sempre tentando provar que somos mais machos que o outro. E isso nos afasta da felicidade”, afirmou. 

Para Piangers, um bom homem, marido e pai é um cara sensível, gentil, educado e honesto. “Minha mãe me ensinou que um pai ruim não faz falta. Você é pai quando decide estar lá presente de verdade”.

Durante a palestra, o jornalista também falou sobre como as vivências com as filhas o ajudaram a mudar sua forma de enxergar o mundo. “A Aurora tem esse olhar otimista e muito feliz. Está sempre procurando a beleza da vida. E isso melhorou muito minha visão, em todos os aspectos”.

Leia também:

7 detalhes do nosso 6º Seminário Internacional Pais&Filhos que estão demais!

Começou! O 6º Seminário Internacional Pais&Filhos está imperdível 

“A família pode ser do jeito que for, o que importa é que a criança seja amada”, afirma Laura Gutman