Família

Dia dos namorados: 5 dicas para manter o amor em dia no casamento sem sair de casa

Preste atenção no seu parceiro - iStock
iStock
Parents

Publicado em 16/04/2021, às 07h58 - Atualizado em 11/06/2021, às 09h50 por Redação Pais&Filhos


Estar em um relacionamento é muito bom, mas é verdade que para ele dar certo, é preciso se esforçar! De acordo com um estudo feito pelos especialistas em relacionamento Henry Benson, Ph.D., e Steve McKay, Ph.D., casais que vão a encontros pelo menos uma vez por mês têm maior probabilidade de ficarem juntos por dez anos ou mais do que aqueles que raramente saem.

Mas você não precisa gastar dinheiro com babás e refeições em restaurantes para isso! A revista americana Parents reuniu especialistas no assunto e pais em bons relacionamentos e pediu para que eles dessem dicas para o casal conseguir colher os benefícios de encontros sem realmente ir atrás deles. Veja 5 dicas para manter a chama acesa sem ter que sair de casa!

1. Preste mais atenção no seu parceiro

Esse é um hábito pequeno e que não demanda tempo e nem planejamento. Tudo o que você precisa fazer é prestar atenção e responder quando seu parceiro falar com você. “A pesquisa mostra que responder aos sinais emocionais do seu parceiro é o que mantém os laços fortes”, diz Sue Johnson, Ph.D., autora de Hold Me Tight: Seven Conversations for a Lifetime of Love, que em português seria Me Abrace Forte: Sete Conversas para uma Vida Cheia de Amor .

Essa atenção extra não precisa ser grande coisa. “Colocar um bilhete de amor na mochila do seu parceiro ou uma mensagem dizendo ‘pensando em você’ já é o bastante”, acrescenta Marianne Dainton, Ph.D., professora de comunicação da Universidade La Salle, na Filadélfia.

Preste atenção no seu parceiro (Foto: iStock)

John Gottman, Ph.D., co-autor de Os sete princípios para fazer o casamento funcionar , recomenda um ‘beijo de seis segundos’ toda vez que você vê o seu parceiro depois de uma ausência. Outra maneira sutil para mostrar para o seu marido que você está prestando atenção nele é comentando literalmente qualquer coisa – uma notícia, um meme, o novo corte de cabelo de um parente… Rebecca F., de Durham, Carolina do Norte, conta que ela e o parceiro mantêm alguns dos melhores vínculos quando se envolvem em fofocas do bem sobre amigos e família.

2. Introduza o toque no seu dia a dia

Quanto mais contato físico não ligado ao sexo – mas afetuoso – você tiver, mais confortável e conectado você vai se sentir com o seu parceiro. Para a maioria dos casais, comportamentos como carinho estimulam sentimentos de amor mais profundos do que expressões verbais (como um “te amo” murmurado), segundo um estudo recente da Penn State. Inclusive, os terapeutas de casais chamam isso de “intimidade sem amarras”, que significa a sensação de receberem afeto e atenção sem isso acabar no quarto.

O contato é fundamental para um relacionamento (Foto: Shutterstock)

Elsie Kagan, do Brooklyn, em Nova York, diz que ela e o marido instituíram a tradição de se deitarem logo depois de colocarem os três filhos para dormir. “Telas, tarefas domésticas e distrações estão fora dos planos, conversamos por alguns minutos e é uma delícia”, explica. Outras mães dão as mãos aos parceiros enquanto caminham para casa depois de deixarem os filhos na creche, ou fazem massagem nos pés um do outro enquanto assistem séries dos anos 1990.

3. Lembre-se de como era no começo do namoro

Realmente o seu relacionamento não vai mais ser como aqueles primeiros dias de paixão, mas isso não tem problema! Vale a pena lembrar o que vocês gostaram primeiro um no outro e o que fizeram vocês ficarem juntos. Como pontua o Dr. Dainton: “Você se lembra das suas piadas internas? Conte-as. Ao ouvi-las você volta a uma época menos estressante e mais nostálgica da relação”. Um exemplo fofo para ilustrar essa ideia é da Milda DeVoe, residente da cidade de Nova York, sempre que eles viam um relógio marcando 17h10 eles mandavam fotos por mensagem um para o outro, já que a data (17/10) é o aniversário de namoro deles. “Sempre me alegra saber que ele está pensando em mim pelo menos duas vezes por dia”, comenta.

Lembre-se de como era no começo do relacionamento (Foto: iStock)

Contar para os seus filhos como vocês se conheceram também é muito legal. Além de ser bom pra relação de vocês, vai fazer com que seus filhos se sintam mais seguros em saber que os pais têm uma verdadeira história de amor – mesmo que eles revirem os olhos durante o enredo. Olhar fotos antigas também é uma ótima atividade para fazer em casa e à noite com a pessoa especial.

4. Coloque uma pitada de romance em eventos platônicos

Jennon Hoffmann, de Chicago, usa um truque incrível na hora de fazer compras com a família. Em vez de um dos parceiros ficar em casa com o bebê enquanto o outro vai para a loja, os três vão juntos nas noites de sexta-feira. O mercado favorito deles tem um pequeno bar de vinhos, então a esposa toma um gole de vinho e o marido uma cerveja – quem diria que ir no mercado ia ser tão legal? – “Juntos, passamos por todos os corredores para pegar ingredientes para as refeições do final de semana”, diz Hoffmann.

Alguns casais saem das atividades de arrecadação de fundos da escola dos filhos mais cedo e pegam uma bebida ou uma sobremesa juntos. Alguns até combinam as reuniões de pais com um jantar ou almoço fora. Mary Richardson Graham, da Filadélfia, contou sobre um dia legal que ela e o marido vivenciaram recentemente: “ Visitamos uma pré-escola que estávamos cogitando em colocar a nossa filha, pela praticidade almoçamos em um lugar próximo. O tempo estava perfeito, então sentamos do lado de fora e continuamos conversando e bebendo”.

Até ir ao mercado pode ser romântico (Foto: Getty Images)

Sem tarefas compartilhadas com o marido no calendário por semanas? Use o tempo que as crianças estão dormindo, assistindo a um filme ou distraídas no carrinho para isso! A única coisa que você precisa é de alguns momentos um com o outro para conversar sobre algo além das crianças, afirma o Dr. Johnson. “O tempo juntos como parceiros primeiro, não como pais, é a chave”.

5. Exagere no romance em encontros dentro de casa

Em vez de tentar economizar para ir jantar fora, ou reduzir os gastos para fazer encontros dentro de casa, às vezes, pizza e um filme no sofá parece muito mais íntimo (e gasta menos dinheiro!). Planeje o encontro para depois das crianças irem para a cama ou peça que elas durmam na casa dos avós. Você pode elevar o fator romance com velas, música suave e louças chiques.

Tradução feita por Letícia Mutchnik, filha de Sofia e Christiano, é estagiária na Pais&Filhos e estudante de jornalismo na Faculdade Cásper Líbero.


Leia também

A família é viciada em fast food - (Foto: Reprodução/The Sun)

Bebês

Bebê de 1 ano come fast food todos os dias e bebe seis latas de Coca-Cola: "É difícil dizer não"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Aline Wirley e Igor Rickli fazem 1ª viagem em família com filhos adotivos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Aline Wirley e Igor Rickli mostram os filhos pela 1ª vez após adoção: "Parece um filme"

Olhos de Mavie chamam atenção de fãs - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Bruna Biancardi mostra a cor dos olhos de Mavie em novo foto: "Igual ao pai"

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

O homem perdoou a mulher - (Foto: Reprodução/Metropoles)

Família

Homem que teve pênis amputado pela ex-esposa reata com ela e se declara: 'Te amo além da tragédia'

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer