Carnaval te derrubou? Conheça 10 alimentos para aumentar a imunidade

Essas comidas são ricas em nutrientes e fortalecem o sistema imunológico, impedindo que você seja contaminado por algum vírus, bactéria, fungos e parasitas

Resumo da Notícia

  • Aumentar a imunidade é a melhor saída para evitar complicações de saúde
  • Conheça 10 alimentos que te ajudam nesse trabalho
  • Eles são ricos em nutrientes, fortalecendo o sistema imunológico
Com a saúde em dia, seu filho pode brincar à vontade (Foto: Getty Images)

Se você curtiu esse Carnaval ao máximo ao lado da família, com certeza sente que valeu a pena. Mas se agora, depois de seguir os trios elétricos e dançar muito, você se sente meio derrubado, temos uma superdica! O cansaço excessivo, resfriados de longa duração e perda de peso são algumas consequências geradas pela imunidade baixa, quando as defesas do organismo estão comprometidas e não conseguem barrar vírus, bactérias, fungos e parasitas. 

De acordo com a nutricionista do Estância do Lago – Spa & Wellness Thais Brito, a alimentação é um dos fatores principais para garantir o fortalecimento da imunidade. “Ter uma alimentação saudável e balanceada, com a presença de vitaminas e minerais, é essencial para aumentar a imunidade e prevenir doenças. É preciso haver um equilíbrio, com pratos coloridos, que explorem todos os macro e micronutrientes, consumidos em várias refeições durante o dia, em alimentos de boa procedência”, completa.

Confira dez alimentos que ajudam a aumentar a imunidade para você e seu filho retornarem para a rotina cheios de energia:

  • Alho: possui selênio, zinco e alicina, substâncias importantes para evitar gripes, resfriados, inflamações e infecções;
  • Cebola: esse anti inflamatório natural traz sabor aos alimentos e ainda ajuda a reduzir o sódio e a quantidade de sal na comida. A cebola atua na maior absorção de nutrientes, como o cálcio, essencial para os ossos;
  • Frutas cítricas: como laranja, tangerina, acerola, limão, morango e kiwi são ricos em vitamina C, que é antioxidante, ajuda na prevenção de infecções respiratórias e gripes e ajuda na absorção dos nutrientes presentes em outros alimentos;
Uma alimentação saudável faz toda a diferença (Foto: reprodução)
  • Gengibre: tem importante ação bactericida e auxilia principalmente nas infecções de garganta. Por ser rico em antioxidantes e com boas doses de vitamina B6 e C, é um dos melhores fortalecedores do sistema imunológico;
  • Beterraba: com alto teor de potássio, auxilia no controle da pressão arterial e ajuda a fortalecer a imunidade e combater os efeitos do envelhecimento com a vitamina C;
  • Vegetais verde-escuros: exemplos como brócolis, couve, espinafre e rúcula são fontes de ferro, ácido fólico, antioxidantes e vitaminas A, B6, B12, que atuam na maturação das células imunes, potencializando o sistema imunológico e protegendo contra diversas doenças;
  • Iogurte Natural: possui lactobacilos com propriedades probióticas, que são bactérias boas, atuando na melhora da flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico; 
  • Castanhas: são ricas em selênio, zinco e vitamina E, que potencializa o sistema imunológico por conter linfócitos B, responsáveis por produzir anticorpos no organismo;
  • Cogumelo Shitake: é rico em lentinano, substância que aumenta a produção das células de defesa, além de possuir fibras, que ajudam a saciar a fome;
Esses cogumelos possuem os aminoácidos essenciais que melhoram a imunidade (Foto: reprodução)
  • Carnes: possuem aminoácidos, vitamina B12, ferro e zinco, que trazem benefícios para a imunidade quando consumidos na quantidade certa.