Criança fica 5 horas desacordada depois de ingerir solução nasal

Como mãe, não desejo para ninguém e tenho certeza que vai servir como alerta disse a influenciadora Paula Soares em suas redes sociais

Resumo da Notícia

  • Menina de 2 anos ingere solução nasal e vai parar na UTI
  • A mãe conta que a filha ficou cinco horas em estado de coma, sem nenhum tipo reação
  • O medicamento que causou a intoxicação foi a nafazonlina, encontrada em solução nasal para adultos

A influenciadora Paula Soares, de Itaperuna, interior do Rio de Janeiro, fez um alerta em seu Instagram depois que sua filha, Maria, de 2 anos, ingeriu um medicamento e ficou por cinco horas desacordada. Ela diz que era um dia normal, a filha brincou, almoçou, tomou banho, mamou e então começou a passar mal. “Ela estava extremamente fria, mas suando muito, só queria ficar deitada, para ela que é uma criança espevitada, que interage, ali eu já sabia que tinha algo errado, e fui ao plantão do hospital”, explica a mãe.

-Publicidade-
Maria Clara, de 2 anos, na UTI por ingerir solução nasal (Fonte: Reprodução/ Arquivo Pessoal)

Segundo a ONG Criança Segura, a intoxicação ou envenenamento é a quinta maior causa de internação por motivos acidentais entre crianças com idade de zero a 14 anos. Segundo o Ministério da Saúde, em 2019, 3.876 meninos e meninas dessa faixa etária foram hospitalizados por esse motivo.

Em sua página no Instagram ela escreveu: “Nem sei nem por onde começar a contar o que aconteceu de sexta (22 de julho) para cá, até porque era um dia normal, dentro da rotina lá em casa, e o único motivo que me leva vir aqui a compartilhar o ocorrido, é porque como mãe, não desejo para ninguém e tenho certeza que vai servir como alerta, e esse é o meu principal objetivo.

Paula conta que assim que percebeu que a filha não estava bem correu para o pronto socorro mais próximo. “Os batimentos cardíacos e a saturação de Maria estavam cada vez mais baixos, ela não tinha nenhuma reação e precisou ser transferida para a UTI”, diz a influenciadora.

A angustia e a ansiedade tomaram conta da mãe nesse momento. “Foi desesperador, ela teve um tipo de overdose de medicamento, ficou em estado de coma, não reagia”, descreve. Paula conta ainda que uma equipe grande de profissionais teve que se esforçar para manter os sinais vitais de Maria e chegaram até a supor uma picada de algum animal peçonhento pelos sintomas observados.

Até que o mistério foi desvendado. “Lá na UTI o médico fez a avaliação e veio conversar comigo, perguntado se eu era usuária de solução nasal de adulto e eu disse que sim, há muitos anos e foi então que ele chegou ao diagnóstico de que ela teria ingerido NAFAZOLINA, o principal componente desse tipo de medicamento”, relembra Paula.

Vote na Pais&Filhos para o Troféu Mulher Imprensa! 

Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos, está concorrendo ao prêmio da categoria Pertencimento e Inovação da 16ª edição do Troféu Mulher Imprensa! Para votar, é muito simples: CLIQUE AQUI e aperte o botão ao lado da foto da Andressa para que ele fique azul. Em seguida, preencha o campo com seus dados e vá até seu email: será preciso confirmar o seu voto clicando em um link. Depois disso, sucesso! Seu voto já foi contabilizado. Obrigada!
Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos está concorrendo ao Troféu Mulher Imprensa
Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos está concorrendo ao Troféu Mulher Imprensa (Foto: Divulgação/Pais&Filhos)

Em entrevista para a Pais&Filhos, a influenciadora conta que a filha já está bem e totalmente recuperada, mas ela ainda tem muito receio e que a partir de agora a vigilância é “quadriplicada”. “Preciso fazer esse alerta, pois muitas mães, aliás, milhares de mães não sabem sobre os riscos desse medicamento. Ele é vendido sem prescrição médica por um valor muito baixo em todo o país. Além disso, as pessoas fazem a automedicação e o uso diário e não imaginam que isso pode tirar a vida de uma criança”, desabafa Paula.

“Longe do alcance de crianças”

Essa frase é conhecida por fazer parte das bulas dos medicamentos em todo o país. Mas, nem sempre essa orientação é cumprida à risca em nossas casas. Não é mesmo?

“Depois desse susto todos os medicamento e produtos de limpeza na minha casa ficam no alto, em locais que até os adultos precisam ficar na ponta dos pés para alcançarem”, afirma Paula. Ela desabafa ainda que nunca foi alertada quanto ao esse risco desse medicamento. “Ele sempre ficava ali nas suas proximidades, na mesa, próximo à cama. e eu não sabia o risco que aminha filha estava correndo”.

Segundo a ONG Criança Segura, a intoxicação ou envenenamento é a quinta maior causa de internação por motivos acidentais entre crianças com idade de zero a 14 anos (Foto: Getty Images)

Crianças x Medicamentos

A ONG Criança Segura dá algumas dicas para as famílias de como armazenar remédios e produtos de limpeza em casa de forma segura.

  • Parece clichê, mas não é! Mantenha todos os medicamentos fora do alcance e da vista das crianças, mesmo os medicamentos que você toma diariamente. As crianças são naturalmente curiosas;
  • Evite guardar os medicamentos em bolsas ou mochilas. Caso seja necessário guardar na bolsa, coloque-a sempre em um lugar alto como, por exemplo, em um gancho na parede;
  • Pastas de dente, enxaguantes bucais e outros produtos de higiene podem ser muito atrativos, mas também podem ser tóxicos. Por isso devem ser guardados no armário longe do alcance das crianças;
  • Mude o local onde guarda os medicamentos ocasionalmente. A medida que as crianças vão crescendo e ganhando novas habilidades, os locais que são armazenados esses remédios precisam ser revistos;
  • Nunca se refira a um medicamento como doce. Isso pode levar a criança a querer provar;
  • Evite também de tomar seus medicamentos na frente dos menores, já que eles tendem a imitar os adultos.

Solução nasal infantil x adulto

É importante lembrar que fazer a lavagem nasal das crianças é super importante por diversos motivos e prevenção de algumas doenças. Para isso vale reforçar que a solução nasal infantil, indicada por pediatras não causa riscos à saúde das crianças. Já as soluções nasais para adultos possuem uma formulação totalmente diferente, em especial com a substância nafazonlina, que pode ser fatal, se utilizada de forma incorreta.

Assista agora o POD&tudo com Marcos Piangers e Ana Cardoso! Em um bate papo muito divertido, eles falam da estreia do filme “Papai é Pop”, inspirado no best-seller de Piangers, interpretado por Lázaro Ramos e Paolla Oliveira, que estreia no próximo dia 11 de agosto: