Família

Gripe: o que é, sintomas, tratamentos e como prevenir sua família da doença

A gripe é uma doença causada pelos vírus da família influenza que acomete as vias respiratórias e que surge de um dia para o outro com sintomas fortes - Getty Images
Getty Images

Publicado em 04/10/2022, às 05h56 por Cecilia Malavolta, filha de Iêda e Afonso


A gripe é uma doença causada pelos vírus da família influenza que acomete as vias respiratórias e que surge de um dia para o outro com sintomas fortes. O vírus é transmitido por meio de gotículas de secreções respiratórias de uma pessoa infectada para outra. No geral, as manifestações da gripe no corpo tendem a diminuir entre o segundo e quarto dia – enquanto que os sintomas respiratórios ficam mais acentuados.

Mais presente principalmente em momentos de frio no ano, quando temos o costume de deixar portas e janelas fechadas para esquentar o ambiente, a gripe (e outras infecções virais) costuma atingir com maior frequência as crianças, já que elas não possuem o sistema imunológico totalmente formado. Por ano, elas podem apresentar de 8 a 11 episódios.

A gripe é uma doença causada pelos vírus da família influenza que acomete as vias respiratórias e que surge de um dia para o outro com sintomas fortes
A gripe é uma doença causada pelos vírus da família influenza que acomete as vias respiratórias e que surge de um dia para o outro com sintomas fortes (Foto: Getty Images)

Sintomas de gripe

  • Febre alta
  • Dor de cabeça
  • Dor no corpo
  • Dor ou sensibilidade atrás dos olhos
  • Mal estar
  • Fraqueza
  • Tosse
  • Dor de garganta
  • Coriza

Diagnóstico de gripe

O diagnóstico da gripe é feito por um especialista de maneira clínica, ou seja, não é necessário realizar nenhum exame laboratorial para identificar o quadro da doença, para pessoas que manifestaram sintomas respiratórios há 48h ou menos. No entanto, é necessário que o médico avalie o quadro do paciente porque, dependendo do que for observado, será necessário mudar o diagnóstico ou investigar de maneira mais profunda algum outro possível problema.

Tratamento para a gripe

A maior parte dos casos de gripe precisa apenas de um tratamento leve. Para isso, o médico pode receitar analgésicos para a dor e antitérmicos para a febre, além de repouso e hidratação. Aliados ao que foi pedido pelo médicos, alguns tratamentos caseiros podem ajudar a aliviar os sintomas:

  • Chá de gengibre com limão
  • Suco de laranja com limão e própolis
  • Chá de alho, limão e mel
  • Chá de cúrcuma
  • Suco de acerola

Como evitar quadros de gripe

  • Mantenha os ambientes ventilados, para facilitar a circulação do ar e evitar a concentração de diferentes tipos de vírus
  • A base de um organismo fortalecido é a alimentação saudável. Opte sempre por um prato colorido com frutas e legumes in natura que oferecem os nutrientes necessários para fortalecer o sistema imunológico
  • Durma bem. O sono em dia ajuda a manter os níveis hormonais e deixa o corpo mais fortalecido para combater possíveis invasores
  • Tenha a carteirinha de vacinação em dia ao longo do ano todo (sua e, principalmente, do seu filho)

Diferença entre gripe e resfriado

Assim como a gripe, os resfriados também são doenças bastante presentes em épocas mais frias do ano e atingem crianças com maior frequência. Embora seja comum confundir as duas, já que são transmitidas da mesma maneira, existem diferenças sintomas e os quadros têm durações distintas:

  • Resfriado: é uma infecção viral nas vias respiratórias superiores, causada por mais de 200 tipos de vírus, que penetram o corpo através dos olhos, boca e nariz. Dura entre dois e quatro dias e os sintomas são coriza, tosse, espirros, dor de garganta, dor no corpo e febre baixa.
  • Gripe: é uma infecção contagiosa do sistema respiratório, causada pelo vírus Influenza, através do ar. Dura entre sete a dez dias e os sintomas são coriza, tosse seca, espirro, febre alta, dores e cansaço. A gripe costuma ser mais grave e apresenta maiores riscos de complicações.

Como a vacina da gripe é feita?

No Brasil, o Instituto Butantan é responsável por ser o grande fornecedor das vacinas de influenza no sistema de saúde. De acordo com Eder, a produção do imunizante é feito a partir de ovos de galinha: “O vírus é inoculado em ovos de galinha e inativado. A vacina agrega três tipos de influenza”, explica o médico infectologista.

Para decidir qual vacina será aplicada naquele ano, ele comenta ainda que é necessário avaliar as cepas que estão em circulação. “É feito a partir de uma lógica sazonal, ou seja, existe uma vigilância global para saber quais cepas de influenza estão circulando no mundo, e isso define qual componente será usado na vacina para aquela temporada. Essa avaliação é definida anualmente por hemisfério, tanto norte, como sul”, conclui.


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Mãe busca filha gêmea perdida há 5 dias após barco virar no RS: "Só paro com você no meu colo"

Pai salva filha recém-nascida - Créditos: Reprodução/ Rede Globo

Família

"Coloquei ela na mochila", pai faz resgate heroico de filha recém-nascida no RS

Cavalo esperando resgate - Créditos: Reprodução/ Globo

Família

Cavalo em Canoas: animal deve ser resgatado hoje em força-tarefa que envolve helicóptero

Ter um diálogo com os filhos fortalece a relação entre o adulto e a criança - Getty Images

Família

37 perguntas divertidas para iniciar uma conversa com seu filho

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Sandy surpreende fãs com decisão : "Eu não tenho emocional"

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Davi ajuda vítimas no RS - Foto: Reprodução/ Instagram

Família

"Tá sinistro", Davi se assusta com a situação do RS ao chegar para ajuda voluntária