Publicado em 28/04/2021, às 10h01 - Atualizado às 10h51 por Cinthia Jardim, filha de Luzinete e Marco
Geralmente causadas por uma dor anal, as hemorroidas podem acontecer em qualquer fase da vida, inclusive em grávidase crianças. Podendo ser classificadas em externas e internas, é superimportante que um médico especialista seja consultado para identificar o problema e dar início ao tratamento.
Apesar do nome popular ser comumente conhecido como hemorroida, o termo mais adequado é doença hemorroidária. Vale lembrar que todos possuem veias hemorroidárias e artérias hemorroidárias, mas o problema acontece quando elas estão inchadas e inflamadas.
Em uma conversa com o Dr. Luiz Fernando Leite, obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana, tiramos as principais dúvidas sobre o assunto, que apesar de ainda ser considerado um tema tabu para grande parte das pessoas, não precisar ser.
Segundo o especialista, as hemorroidas são vasos sanguíneos, ou seja, varizes, que fazem parte do plexo hemorroidário perianal – estrutura venosa que se localiza no reto, canal retal e ânus, que ajuda a manter a continência fecal e realiza a drenagem desta região. “Quando este plexo inflama as pessoas têm hemorroida e neste caso a indicação é consultar um profissional de saúde para uma avaliação”.
Os sintomas de hemorroidas podem variar a partir da sua localização, ou seja, internas e externas. Por isso, é superimportante ficar atento aos sinais para notificar o médico especialista
As hemorroidas externas são mais simples de identificar, pois há um inchaço ao redor do ânus. Já as hemorroidas internas ficam dentro do reto, nem sempre existindo sintomas. No segundo caso, é possível perceber quando existe a presença de sangue nas fezes.
Além de serem classificadas em internas e externas, as hemorroidas também podem ser dividas por graus, indo de leve à grave.
Apesar de ser clichê, uma coisa é fato: o melhor tratamento para hemorroidas é a prevenção. Por isso, o Dr. Luiz Fernando Leite recomenda uma alimentação rica em fibras, principalmente com poucos condimentos e gorduras. Além disso, é essencial o incentivo da prática regular de atividade física e também a hidratação, ingerindo a quantidade adequada de água diariamente.
O problema costuma aparecer quando há uma alimentação com poucas fibras e excesso de gorduras e condimentos, e baixa ingestão de líquidos. Mas, as hemorroidas também podem acontecer quando há uma força muito grande para evacuar. “Tudo isso contribui para um ritmo intestinal lento e como consequência um maior risco de aparecimento das hemorroidas”, explica.
De acordo com o médico, existem diversos tratamentos para hemorroidas. “Pode ser realizado por meio do uso de cremes, supositórios, comprimidos, dieta adequada, banho de assento ou até cirúrgico, dependendo do caso”, comenta. Mas, vale lembrar ainda que o tratamento só deve ser iniciado a partir de uma avaliação do profissional da saúde, que irá indicar a melhor maneira para cada caso.
Apesar de ser menos comum, é possível que crianças também tenham hemorroidas. “O fato das crianças serem muito ativas contribui para que o trânsito intestinal seja melhor. Além disso, as crianças também possuem uma camada elástica dos vasos sanguíneos mais resistente, o que dificulta a formação de varizes do plexo hemorroidário”.
Durante a gravidez, é bastante comum o aparecimento de hemorroidas por causa de todas as mudanças no corpo da mulher. “Neste período há um efeito compressivo do útero no intestino, que favorece uma maior distensão e obstipação intestinal e quanto mais avançada for a idade gestacional maior será a pressão”, explica o especialista.
Além disso, os hormônios também podem colaborar para o surgimento do problema. “A progesterona, hormônio muito presente na gravidez, diminui o peristaltismo, que é o movimento da alça intestinal. Tudo isso, favorece o aparecimento das hemorroidas”. Para evitar que elas apareçam, o mais recomendado é praticar atividades físicas, sempre conversando com o seu médico obstetra, evitar o ganho excessivo de peso e manter a hidratação. “Entretanto, a gestante que tiver hemorroida poderá fazer o tratamento, inclusive o cirúrgico, dependendo do grau de acometimento e da gravidade”. Veja mais sobre hemorroidas na gravidez.
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Família
Neymar Jr. celebra 2 meses da filha com vídeo mostrando momento de carinho
Família
Bell Marques vai ao casamento luxuoso do filho de bandana e explica por que não tira o acessório
Família
Astrid Fontenelle diz que adoção levou ao divórcio: "Não via brilho nos olhos"
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil
Bebês
Mãe de 1,60 metro surpreende ao fazer vídeos de filhas “gigantes” com apenas 7 meses
Herança
Apresentadora da Globo se recusa a deixar herança ao filho: "Para eu aproveitar"