Mãe conta como se desdobra em cinco para cuidar de trigêmeas com deficiência e mais dois filhos

Em busca de uma cirurgia ortopédica para uma das meninas, a família batalha com as adversidades e consegue comemorar o aniversário das três

As meninas nasceram prematuras com 5 meses, mas já completaram 6 anos (Foto: Getty Images)

Tatiana Rocha Santos, vive na região metropolitana de Belo Horizonte e se desdobra para dar conta de todos os seus filhos. Ela é mãe de cinco crianças, sendo as trigêmeas Rute, Ana e Vitória, portadoras de deficiência. Além delas, ainda tem mais dois meninos para criar. 

-Publicidade-

As meninas nasceram prematuras com cinco meses; Rute é cega, Ana, cadeirante e Vitória tem paralisia cerebral. Na última sexta-feira, 6 de dezembro, as trigêmeas completaram 6 anos e a comemoração veio no último domingo, 8 de dezembro, com uma festa feita pelos vizinhos e amigos da família. Tatiana parou de trabalhar como empregada doméstica para dar mais atenção a família, o marido passa a noite fora trabalhando e faz alguns bicos durante o dia para aumentar a renda. 

A família agora busca uma cirurgia ortopédica para Vitória, que não anda há um ano por conta dos pés tortos. Desde então, a mãe carrega a filha de 30 quilos no colo por onde vai. Em agosto deste ano, a menina estava internada para realizar a cirurgia que seria custeada pela Associação Mineira de Reabilitação (AMR), o que não ocorreu, pois ela precisaria de internação no Centro de Terapia Intensiva (CTI) e os gastos ficaram fora do previsto para a instituição. 

-Publicidade-

Em entrevista ao Jornal Estado de Minas Gerais, Tatiana disse que quer ver sua filha andando e que mesmo com o laudo da AMR em mãos, a Secretaria Municipal de Saúde afirma ser inválido, já que vem de uma instituição particular. As trigêmeas fazem tratamento lá e continuarão, mas para a cirurgia é necessário o apoio do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Cada uma das meninas recebe um salário mínimo vindo da Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), mas as despesas de medicamentos, fraldas e suplementos nutricionais são mais altas. A mãe acrescenta que ainda precisa de uma professora de Braile para Rute, mas que todas estão matriculadas em uma Escola Municipal da região. Mesmo em meio a todas as dificuldades, a família se une, agradece e comemora o aniversário. 

Leia também:

Pai de trigêmeas é demitido após ter faltado no trabalho para cuidar das filhas

Criança faz cirurgia para retirar tumor do rosto e foto do antes e depois impressiona

Roberto Justus se declara paras as netas gêmeas e foto mostra o quanto as meninas cresceram

-Publicidade-