Família

Poliomielite: Cidade de São Paulo prorroga campanha de vacinação até o dia 30 de outubro

A campanha de multivacinação foi prorrogada até o dia 30 de outubro - IStock
IStock

Publicado em 30/09/2022, às 15h29 por Redação Pais&Filhos


A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite chegou ao fim nesta-sexta-feira, com a meta abaixo do esperado. Entretanto, a fim de aumentar a cobertura vacina da pólio e de outras doenças imunopreveníveis, como meningocócicas C e ACWY, HPV, BCG, hepatites A e B, rotavírus, pentavalente (DTP+Hib+HB), pneumocócica, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, difteria/tétano e influenza (vírus causador da gripe), a cidade de São Paulo decidiu manter a ação até o dia 30 de outubro. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que será prorrogada, pelo mesmo período, a campanha de multivacinação para crianças e adolescentes, de 0 a 15 anos de idade.

criança tomando vacina no braço
A campanha de multivacinação foi prorrogada até o dia 30 de outubro (Foto: IStock)

Conforme dados da SMS, desde o dia 8 de agosto, quando a campanha de multivacinação foi iniciada, até esta quinta-feira 29 de setembro, a capital aplicou 1.165.679 doses de vacinas, sendo 310.771 contra a poliomielite e 854.908 de outros 15 imunizantes.

No caso da pólio, por exemplo, neste ano a cobertura básica está em 79,78%, segundo o registrado até julho, enquanto a meta estabelecida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) é de 95%. “A prorrogação é mais uma oportunidade para que os pais levem seus filhos para serem vacinados. As vacinas são a melhor forma de proteção, como ficou ainda mais evidente durante a pandemia de Covid-19. A poliomielite, por exemplo, é uma doença grave que foi erradicada do Brasil no início dos anos 1990 e manter uma alta taxa de cobertura vacinal é a maneira mais eficaz de evitar que o vírus volte a circular”, afirma a secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde, Sandra Sabino. “Há também vacinas para outras doenças graves, como febre amarela, sarampo, rubéola, HPV e meningocócicas C e ACWY, estas últimas inclusive tiveram o público ampliado recentemente”, acrescenta.

Pode tomar a vacina contra a pólio as crianças de 1 a 4 anos e 11 meses que tenham o esquema prioritário completo da vacina inativada contra a poliomielite (VIP). Na vacinação de rotina do calendário, a VIP deve ser aplicada aos dois, quatro e seis meses de idade, e a VOP aos 15 meses e aos quatro anos.

Outras vacinas

A vacina contra o HPV (sigla em inglês para papilomavírus humano) está disponível para meninos de 11 a 14 anos e a meninas de 9 a 14 anos. Além disso, todos adolescentes de 13 e 14 anos também podem ser imunizados contra o meningococo ACWY, vacina antes voltada apenas à faixa etária de 11 a 12 anos. Essa última medida é temporária e vale até junho de 2023, conforme definição do PNI. Importante lembrar que está acontecendo um surto de meningite na região da zona leste, o perímetro dos distritos de Vila Formosa e Aricanduva.

A vacinação contra o meningococo ACWY previne quatro tipos diferentes de bactérias causadoras de meningites, que embora sejam doenças de ocorrência raras podem levar cerca de 20 a 25% das pessoas atingidas à morte, e em outros casos deixar sequelas graves como surdez, perda de membros, convulsões etc.

Onde se vacinar?

A vacinação na capital paulista acontece de domingo a domingo nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, de segunda a sexta-feira, e nas AMAs/UBSs Integradas aos sábados. Aos domingos, há vacinação em parques e na avenida Paulista.

Além disso, as equipes da SMS seguirão intensificando a vacinação de crianças em escolas públicas. É necessária a autorização dos pais ou responsáveis para que a vacinação seja feita no ambiente escolar. Mesmo que a caderneta de vacinação esteja completa, a SMS reforça a orientação de que os pais e responsáveis devem procurar os postos de vacinação para avaliar a situação vacinal de seus filhos.

Assista agora o podcast Mãe Natureba:


Leia também

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Luana Piovani - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"

Pai de Henry Borel fala sobre nascimento da filha - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Pai de Henry Borel compartilha vídeo da filha indo para casa: "Novo começo"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Nome do 3º filho de Neymar - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Nome de suposto 3º filho de Neymar é revelado: "Agora sim um bonito"

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar