Saiba o dia certo de montar a árvore de Natal em 2020 e o significado dela

Conforme o fim de ano vem chegando, as famílias começam a se preparar para curtir a data juntos, e uma das partes mais importantes (e legais!) é a decoração natalina

Resumo da Notícia

  • 2020 está acabando, o Natal e o Ano Novo estão aí!
  • E sempre surge a dúvida: que dia montar a árvore de Natal neste ano?
  • Calma, a gente ajuda! Veja o dia certo de montar a árvore de Natal em 2020, o significado da decoração e até o dia certo de desmontar o enfeite

Piscamos e o ano está acabando! E parte da tradição de muitas famílias, os enfeites de Natal não podem faltar em casa. Mas sempre surge a dúvida: afinal, quando é o dia certo de montar a árvore de Natal em 2020? Calma, a gente te explica!

-Publicidade-

Segundo a tradição cristã, o dia de montar a árvore é no primeiro domingo do Advento – que este ano, é no dia 29 de novembro. Essa data inicia a contagem regressiva litúrgica de quatro semanas de preparação para o nascimento de Jesus.

(Foto: Getty Images)

Qual o significado da árvore de Natal?

Alguns hábitos que estamos acostumados a repetir anualmente, mesmo que em diferentes religiões ou lugares do mundo, têm significados históricos e bem curiosas. Com a ajuda de João Ivo Fonseca, professor de história e à frente do canal do YouTube Na Cola da Prova, separamos o significado da árvore de Natal.

-Publicidade-

Essa tradição também tem origem dos povos pagãos europeus, já que em dezembro na Europa é uma das épocas mais frias do ano e as árvores perdiam suas folhas. “Por conta disso, eles levavam uma árvore para dentro de casa para lembrar a fertilidade e rezar para que ela ressurgisse na próxima estação. Parte do ritual era enfeitar essa árvore com adereços, para homenagear os deuses”, ele explica.

(Foto: Getty Images)

E qual o dia certo para desmontar a árvore de Natal?

Também baseado no calendário cristão, o fim das festas de Natal é o Dia de Reis, que cai no dia 6 de janeiro. Porém, como as comemorações da Igreja Católica provavelmente se estenderão até o primeiro domingo, neste Natal, a decoração pode se estender até dia 10 de janeiro de 2021.

Pessoas que decoram a casa para o Natal mais cedo são mais felizes

E quem afirma isso é um estudo. “Em um mundo cheio de estresse e ansiedade as pessoas gostam de se associar a coisas que as fazem felizes, e as decorações natalinas evocam esses grandes sentimentos da infância“, disse o psicólogo Steve McKeown, reforçando a importância do espírito natalino.

De acordo com McKeown, as decorações de Natal são um caminho de volta para as memórias de quando éramos crianças, então, ter os adornos pela casa mais cedo estende o período de entusiasmo. O psicólogo também notou que pessoas que preparam o lar para a data comemorativa geralmente fazem isso pela sensação de nostalgia

-Publicidade-