Sem Covid-19! Veja como estas cidades no Brasil barraram a entrada do vírus

84 lugares no país não possuem casos registrados da doença e especialistas explicaram como isso pode ter sido evitado durante a pandemia de coronavírus

Resumo da Notícia

  • 84 cidades do Brasil não possuem casos de coronavírus
  • Especialistas explicaram que o número de habitantes pode influenciar nisso
  • Veja o que elas fizeram de diferente

Já pensou em viver em uma cidade sem coronavírus no Brasil? Elas existem! Menos de 2% dos lugares no país conseguiram barrar a chegada da covid-19, sendo elas em Urupema, em Santa Catarina e municípios no sertão nordestino como, Arraial, no Piauí, e São Domingos, na Paraíba. Ao todo, são 84 cidades, em 9 estados, sem nenhum caso registrado.

-Publicidade-
O número menor de moradores ajuda no controle da população (Foto: reprodução / vídeo TV Globo)

Em Gonçalves, Minas Gerais, o secretário de Administração Carlos Hernâni explicou ao Fantástico a estratégia: “Tudo começou no dia 19 de março, que foi a chave de tudo isso que nós temos hoje. Resolvemos fechar o município inteiro, ilhar. Nem o pessoal que tinha segunda residência entrava no município. Foram 47 dias dessa maneira”. Especialistas reforçaram que o fato de serem lugares pequenos possuem influencia, pois é mais fácil controlar a circulação de pessoas.

Com um aplicativo, desenvolvido pelo próprio município, os moradores podem fazer denúncias caso encontrem aglomerações. “A fiscalização vai até lá para dispersar”. Já as pousadas, reabertas recentemente, só podem funcionar com um selo da prefeitura, recebido após cumprir todas as medidas de prevenção.

-Publicidade-

João Carlos Dapra, dono de uma pousada em Gonçalves, contou que cerca de 98% dos turistas respeitam as normas de prevenção e se caso não cumprirem, são convidados a se retirar do local. Já em Urupema, os próprios moradores olham receosos para pessoas de fora que não estão utilizando as EPIs de segurança. “O que pode trazer o coronavírus para nós são os turistas”, desabafou um morador.

84 cidades no Brasil não possuem casos registrados da doença (Foto: reprodução / vídeo TV Globo)

Em Arraial, no Piauí, é necessário passar por uma barreira sanitária para entrar na cidade. Todos os veículos são higienizados e as pessoas são monitoradas, medindo a temperatura e informando para onde vão e o que irão fazer. A infectologista Rosana Richtmann disse que essas medidas podem fazer a diferença. “Não é a forma fundamental, mas é um jeito de minimizar o risco. São um exemplo de sucesso”.

O 9º Seminário Internacional Pais&Filhos – A Tal da Felicidade está aí! Ele vai acontecer no dia 19 de agosto, completamente online e grátis. Serão oito horas de transmissão ao vivo e você pode acompanhar tudo neste link aqui. Esperamos por você!

-Publicidade-