Sem neura! Saiba como fazer compras no supermercado de forma segura

Um dos poucos motivos que os especialistas liberam a saída durante a quarentena é para comprar comida. Saiba quais cuidados deve ter para evitar a contaminação durante a saída

Resumo da Notícia

  • Um dos motivos que os especialistas entendem que você pode sair da quarentena é para comprar comida
  • Mas há cuidados que você precisa ter antes, durante e depois dessa saída para evitar a contaminação
  • A higiene das mãos é a principal ao longo de todo o trajeto
A ida ao supermercado está liberada, mas sem deixar de lado as medidas de prevenção (Foto: Getty Images)

O coronavírus chegou no Brasil, é preciso tomar cuidado, mas sem pânico! A Pais&Filhos está aqui para te ajudar a descomplicar durante essa fase difícil, mas que vai passar. Uma das maiores preocupações no momento está nas idas ao supermercado. Pois é, a gente fica em casa, e bate aquela fome, tudo vai embora bem rápido… Vale lembrar que os órgãos públicos desmentem a necessidade de estocar comida e os médicos ressaltam que essa saída é um motivo aceitável para deixar a casa. 

-Publicidade-

De acordo com o infectologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo João Prats, filho de João e Ana Lúcia, essa visita ao mercado e farmácia para buscar remédio são as mais importantes e devem ser também as únicas, com exceção de quem faz algum tipo de tratamento ou tem alguma cirurgia importante para fazer. Portanto, fica tranquila, as compras da semana ou até do mês estão garantidas! Mas, nesses momentos fora do isolamento, é fundamental ter algumas medidas de prevenção. Confira as dicas do especialista:

  • Antes de sair: “Vale deixar seu álcool gel perto da porta para não esquecer de levar na bolsa e sua ‘roupa da rua’ perto da porta e longe das demais, para só vestir quando estiver saindo de casa”.
  • Durante a saída: “Lembre-se sempre de higienizar as mãos depois de tudo o que tocar e passar álcool gel. Preferencialmente, evite transportes públicos e use carros particulares ou aplicativos. Outro ponto é evitar o contato com as pessoas, mantenha a distância sempre que possível. Se for tossir ou espirrar, coloque um lenço de papel ou o cotovelo na frente. Alguns lugares já oferecem álcool gel na porta, então é sempre interessante usar antes de entrar e na saída”. 
  • Chegando em casa: “Se puder tirar a roupa já na porta, colocar direto em um cesto separado e ir tomar um banho não é uma má ideia para evitar qualquer tipo de contaminação. Nós não acreditamos que a roupa seja grande fonte de problema, então isso vale mais para pessoas que estão próximas a pessoas em risco. Com relação aos produtos que traz de fora, os que não têm embalagens (como frutas) devem ser higienizados e os que têm embalagens já estão seguros. No máximo, higienize as embalagens com algum tipo de produto com álcool (não precisa ser álcool gel)”. 
A higienização das mãos é a principal medida (Foto: Getty Images)

Que tal um delivery?

Dr. João Prats garante que pedir comida é uma ótima saída. “A gente espera que os funcionários cuidem bem dos produtos e o contato com o entregador é mínimo, em geral, o contato será com a embalagem e você pode descartá-la”, comenta. Ele apenas reforça, que assim como a saída para o mercado, é importante higienizar as mãos assim que subir (antes de comer, viu? Segura um pouco a fome). 

-Publicidade-

 

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!

-Publicidade-