Teste do coronavírus que detecta resultado em 7 minutos chega ao Brasil

O Instant View Plus Covid-19 Ag View Alfa Test, da empresa Alfa Scientific, possibilita que o vírus seja identificado ainda no estágio inicial da doença, ou seja, três dias após o contato com pessoas infectadas

Resumo da Notícia

  • Um teste americano que detecta o coronavírus em sete minutos chegou no Brasil
  • O Instant View Plus Covid-19 Ag View Alfa Test, da empresa Alfa Scientific, possibilita que o vírus seja identificado no estágio inicial da doença
  • A sensibilidade do aparelho é de 92%, o que reduz consideravelmente as chances de um resultado equivocado

Um teste americano que detecta o coronavírus em sete minutos chegou no Brasil. O Instant View Plus Covid-19 Ag View Alfa Test, da empresa Alfa Scientific, possibilita que o vírus seja identificado ainda no estágio inicial da doença, ou seja, três dias após o contato com pessoas infectadas. Segundo o diretor da Obitae, Rodrigo Silveira, empresa que trouxe o teste para o país, a sensibilidade do aparelho é de 92%, o que reduz consideravelmente as chances de um resultado equivocado.

-Publicidade-
O teste acaba de chegar no Brasil (Foto: Divulgação)

“O quanto antes for possível identificar a presença do vírus no organismo, menor a chance de propagação da doença e mais rápido a pessoa contaminada poderá ser tratada. E quanto mais rápido o tratamento iniciar, melhor será resposta à intervenção médica”, destaca Rodrigo.

O exame é feito por uma amostra de secreção do nariz retirada por um cotonete especial, o swab. O material deve ser coletado por um profissional da saúde e depositado em um tampão. “O instrumento de análise é semelhante ao de um teste de gravidez, se o paciente está infectado ou não pelo coronavírus é indicado por meio de linhas que aparecem no visor”, explica o diretor. Como não precisa ser encaminhado para um laboratório, o teste acaba sendo bem mais rápido e barato.

-Publicidade-

Outro teste recém-chegado no Brasil é o Covid-19 Instant View, que detecta a presença de anticorpos no organismo, ou seja, informa se a pessoa já foi infectada ou teve contato com o vírus. Essa testagem é feita por uma coleta de sangue que é misturada com um reagente que informa sobre a presença das células de defesa.

-Publicidade-