Teste de gravidez: conheça as melhores marcas do mercado e saiba como funcionam

Os testes estão cada vez mais tecnológicos, apresentando uma taxa de acerto entre 92 a 99%. Além de poder matar a curiosidade de maneira mais rápida, é um método muito prático para descobrir se você está grávida

Resumo da Notícia

  • A descoberta da gestação é um momento especial na vida de toda mulher
  • Com um autoexame, ela pode ser feita em casa
  • Separamos algumas marcas de testes de gravidez e explicamos como cada uma funciona
A descoberta da gravidez pode ser feita em casa com um teste confiável (Foto: Getty Images)

A descoberta da gravidez é sempre um momento muito especial. Geralmente, a notícia vem depois de realizar um teste de farmácia. Os testes de gravidez funcionam como um autoexame e podem ser feitos pelas mulheres dentro da própria casa, sem a necessidade de um médico (mas, sempre, lendo a bula). Esses aparelhos são capazes de detectar a presença do hormônio Beta-HCG, que é encontrado tanto na corrente sanguínea quanto na urina durante os primeiros estágios da gestação.

-Publicidade-

Os testes já existem há tempos, porém estão cada vez mais tecnológicos e desenvolvidos para dar informações mais assertivas e precisas sobre essa fase, apresentando uma taxa de acerto entre 92 a 99%. Além de poder matar a curiosidade de maneira mais rápida, é um método muito prático para descobrir se você está grávida. O mais recomendado é higienizar a região íntima antes de fazer o teste e colher a amostra na primeira urina do dia, uma vez que os níveis hormonais estão mais concentrados. 

“Quanto mais adiantada a gestação, maior é a concentração de HCG na urina e mais visível fica o risquinho de positivo no teste urinário (se a gestação for bem inicial, o traço fica bem claro, e se for mais adiantada, fica mais forte. Mas se aparecer o segundo traço, é positivo de qualquer forma)”, pontua o Dr. Igor Padovesi, médico ginecologista e obstetra, pai de Beatriz e Guilherme.

-Publicidade-
Pode acontecer um resultado falso negativo no estágio inicial da gravidez

É preciso ficar atenta, pois existe a possibilidade de um falso negativo, caso a gestação seja inicial. “Se o teste for negativo, e a mulher tiver suspeita de gravidez ou atraso menstrual, se recomenda repetir o teste depois de alguns dias. Já no caso de positivo, um único teste é suficiente, não precisa repetir! Ela deverá então procurar um obstetra de confiança para receber as orientações adequadas e iniciar o pré-natal”, explica Dr. Igor.

Os tipos de teste de gravidez mais comuns e baratos são os de tiras, que oferecem o resultado em linhas. Os testes de caneta são um pouco mais caros, mas combinam a tecnologia das tiras e facilitam a utilização. Confira alguns modelos e como fazer o teste em cada um deles:

Teste de gravidez digital – Clearblue

Oferecendo até 99% de precisão, o teste de gravidez da Clearblue é digital e em formato de caneta, mais prático, higiênico e fácil de usar. O resultado é mostrado através de um display no corpo do produto. O grande destaque é que ele é capaz de indicar até mesmo o tempo de gravidez, com 92% de chance de acerto.

Teste de gravidez em Tiras – Famivita

O teste de gravidez da Famivita tem tiras hipersensíveis para a detecção do hormônio HCG, capazes de detectar a gravidez antes mesmo do primeiro dia de atraso menstrual. Pode ser encontrado em embalagens de uma, duas, cinco ou dez tiras. Após coletar a urina e realizar o teste, o resultado aparecerá rapidamente, demorando apenas alguns minutos.

Teste de gravidez FMH-139-3 – iProvèn

É capaz de fazer a detecção da gestação logo no primeiro dia do que seria o seu novo ciclo. Ele combina o formato de caneta com testes de fita, então você pode usá-los diretamente sob a urina ou em um pote coletor. O resultado sai em minutos e é possível repetir o teste, pois a embalagem vem com mais de uma tira.

Quando o segundo traço aparece no teste, o resultado é positivo (Foto: Getty Images)

Teste de gravidez em tiras – PREGMATE

Combina a praticidade das tiras com a segurança dos testes em caneta. Isso o torna mais seguro, prático e higiênico. Consegue fazer a detecção até cinco dias antes do atraso menstrual. A embalagem contém 8 tiras, assim você pode repetir o teste várias vezes para não ter dúvidas.

Teste de gravidez Plus – Clearblue

O teste de gravidez Plus da Clearbule é em formato de caneta e possui formato anatômico, facilitando ainda mais seu uso. Ele é capaz de fazer a detecção com 99% de certeza logo no primeiro dia de atraso menstrual. Além disso, ele também pode fazer a detecção com até quatro dias de antecedência, assim você não precisa ter preocupações desnecessárias e obter uma checagem rápida e segura.

Teste de gravidez Confirme Plus

Trata-se de uma versão mais estruturada e com uma aparência mais elegante que os testes em tira, mas com o mesmo princípio e a mesma taxa de confiabilidade, caso seja realizado a partir do primeiro dia de atraso menstrual. O resultado deve ser lido após 5 minutos. Assim como nos testes em tira, o aparecimento de apenas um listra ao lado da letra C (controle) indica resultado negativo, enquanto o aparecimento de 2 listras, uma ao lado da letra C e outra ao lado da letra T, independentemente da sua intensidade, indica teste positivo. 

-Publicidade-