Família

Tireoidite pós-parto: o que é, sintomas e como tratar a doença que atinge 10% das grávidas

O corpo da mulher sofre várias alterações durante e depois da gestação - freepik
freepik

Publicado em 23/12/2021, às 09h40 - Atualizado em 02/01/2022, às 19h03 por Sandra Lacerda, filha de Sandra e José Leonardo


Desde o dia que se descobre a gravidez a gente sabe que estão por vir várias mudanças no corpo. Mas as transformações de mulher em mãe não acabam logo depois do parto. O puerpério também é uma fase de adaptações que exigem atenção e cuidado, assim como o período da gestação.

O corpo da mulher sofre várias alterações durante e depois da gestação
O corpo da mulher sofre várias alterações durante e depois da gestação (Foto: freepik)

É comum que no primeiro ano após a gravidez, mulheres desenvolvam um distúrbio conhecido como tireoidite pós-parto. Essa doença tem característica autoimune e provoca uma inflamação do tecido tireoidiano. Ela pode aparecer através do hipertireoidismo transitório, do hipotireoidismo transitório ou até de um ciclo entre ambas doenças. “É mais provável que aconteça em mulheres que já tiveram problemas na tireoide”, aponta Dr. Igor Padovesi, ginecologista e obstetra, pai de Beatriz e Guilherme, embaixador e colunista da Pais&Filhos.

O que causa a tireoidite pós-parto?

A Dra. Rosália Padovani, endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo – SBEM-SP, explica que a tireoidite pós-parto acontece porque, durante a gestação, fisiologicamente o sistema imunológico da mulher fica “suprimido”, ou seja, as células de defesa se organizam para não combater o bebê, que é um corpo estranho dentro do organismo da mulher. Após o nascimento do bebê, essas células voltam a se reorganizar e ocorre um “rebote imunológico” e é, neste momento, que as doenças autoimunes podem aparecer.

Rosalia ainda destaca a importância do acompanhamento do caso com um endocrinologista para melhor avaliação. “A tireoidite pós-parto acomete de 5,5 % a 11,3 % das mulheres entre o 3º e 6º mês pós-parto. Neste período, é importante a mãe ficar atenta a alguns sinais e sintomas que podem ser fundamentais para o diagnóstico do médico”, aconselha a especialista.

Sintomas

Na sua forma clássica, é comum que as mulheres com tireoidite pós-parto apresentem hipertireoidismo transitório (aproximadamente 3 meses após a gestação), em que a paciente pode sentir fadiga, palpitações, intolerância ao calor, seguida de uma fase de hipotireoidismo transitório (cerca de 9 meses após a gestação), em que a mãe pode apresentar sintomas como alteração da concentração, falta de interesse e preocupação, pele seca, alterações de memória e diminuição de energia. Entre esse período, é provável que os níveis hormonais estejam normais.

Médico examinando grávida
A tireoidite pós-parto pode aparecer através do hipertireoidismo transitório, do hipotireoidismo transitório ou até de um ciclo entre ambas doenças (Foto: iStock)

Ainda que muitas mulheres acometidas por essa doença estabilizem os níveis hormonais após um ano, estudos de longo prazo mostram que mais de 20% das mulheres podem desenvolver hipotireoidismo nos próximos anos seguintes.

Segundo a endocrinologista Rosália Padovani, poucas mães conseguem perceber que esses sintomas possam estar relacionados à alguma disfunção tireoidiana, pois nesse período é comum que a mulher esteja com sua atenção 100% voltada ao bebê, sentindo-se mais cansada e, algumas vezes, ansiosa ou até deprimida. Por isso, é superimportante fazer consultar o médico frequentemente.

“O médico endocrinologista precisa acompanhar de perto estas pacientes e avaliar se o quadro vai evoluir para um hipotireoidismo permanente ou recorrência em uma eventual gestação posterior”, alerta Dra. Rosália.

Depressão pós-parto

Existe uma relação entre a tireoidite pós-parto e o desenvolvimento da depressão pós-parto. “Mulheres com esse quadro podem ter mais chances de ter um quadro de depressão porque, no caso do hipotireoidismo, falta dos hormônios tiroidianos, alguns dos sintomas que podem se confundir com o quadro de depressão pós-parto é uma sensação de falta de energia, de desânimos, de cansaço e sonolência excessiva”, diz Dr. Igor Padovesi.


Leia também

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Luana Piovani - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"

Pai de Henry Borel fala sobre nascimento da filha - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Pai de Henry Borel compartilha vídeo da filha indo para casa: "Novo começo"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Nome do 3º filho de Neymar - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Nome de suposto 3º filho de Neymar é revelado: "Agora sim um bonito"

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar