Publicado em 15/07/2021, às 08h44 - Atualizado em 12/04/2023, às 14h24 por Cinthia Jardim, filha de Luzinete e Marco
Apesar de ser um quadro muito comum na pediatria, a bronquite merece a atenção da família. Por causa dos sintomas, a doença pode ser facilmente confundida com gripes ou resfriados, por isso, é muito importante que a criança seja levada ao pediatra, que irá avaliar qual o melhor tratamento.
Podendo ser causada ou não por uma bactéria, vale lembrar que existem três tipos diferentes de bronquites. Para esclarecer as principais dúvidas sobre o tema, conversamos com o Dr. Eduardo Rosset, médico pediatra e pneumologista pediátrico do Instituto de Pediatria e Puericultura (IPP), pai de Sophia e Carolina.
Segundo o especialista, a bronquite pode ser definida como uma inflamação especificamente dos brônquios. “Pode ser um quadro viral ou bacteriano quando está associado a um processo infeccioso, mas as bronquites também podem ser crônicas”, explica.
Os quadros de bronquite podem durar cerca de três a cinco dias e as principais causas são a exposição prolongada ao tabagismo, irritantes inalados pelo paciente e contato com animais de estimação (caso o paciente seja alérgico). Além disso, o problema também pode ser causa por quadros virais, ou bacterianos.
Apesar dos sintomas das duas doenças serem confundidos, o Dr. Eduardo Rosset explica que as inflamações acontecem em locais diferentes. No caso da asma, a doença crônica é causada pela inflamação das vias aéreas inferiores, desde a traqueia aos brônquios. Já a bronquite, é a inflamação exclusiva causada nos brônquios. Veja mais sobre asma em crianças.
Segundo o especialista, quando a causa da bronquite é bacteriana, o tratamento é feito a partir de antibióticos. Já quando o problema é viral, podem ser usados broncodilatadores, se necessário, ou ainda a inalação com soro fisiológico, lavagem nasal e antitérmicos caso o paciente apresente febre . “Basicamente, fazemos o tratamento sintomático”, comenta o pediatra.
Normalmente, a bronquite não é considerada uma doença grave, mas é muito importante que caso os sintomas apareçam, a criança seja levada ao pediatra. A partir do diagnóstico correto, o tratamento precoce deve ser iniciado o mais rápido possível.
Vale lembrar ainda que não existe uma fórmula para curar a bronquite crônica, por isso, é necessário evitar o contato com substâncias que possam desencadear as crises. A fumaça de cigarro, por exemplo, é um dos principais elementos.
Família
“Meu pai tinha vergonha, mas eu amo ser brasileiro”, disse filho de viúva do Elvis Presley
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Família
Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita
Família
Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação.”
Família
Barbara Evans mostra encontro da filha com gêmeos recém-nascidos: "Coração completo"
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil