Gravidez

Estudo afirma que dar à luz deixa as mulheres mais inteligentes

A pesquisa foi feita com mais de 12 mil

Ingrid Campiteli

Ingrid Campiteli ,filha de Sandra e Paulo

(Foto: Getty Images)

Uma pesquisa da Universidade de Oslo na Suécia descobriu que dar à luz deixa as mulheres mais inteligentes! O estudo foi feito com 12 mil pacientes e os pesquisadores observaram que a massa cinzenta do cérebro das mulheres que já pariram é “mais jovem” do que aquelas que nunca tiveram filhos!

O estudo mostrou que até quando as mulheres já estão na meia idade e com filhos, cérebro é cerca de seis meses mais jovem do que das outras que não engravidaram. Ainda de acordo com a pesquisa, mulheres que tiveram cinco filhos ou mais apresentaram a massa cinzenta ainda melhor.

Os pesquisadores acreditam que isso ocorre por conta do hormônio estrogênio que é produzido em maior quantidade na gestação. “Mulher que têm filhos biológicos podem se beneficiar de efeitos positivos disso no futuro, os hormônios liberados na gravidez e parto parecem ter um efeito protetor em relação ao cérebro”, afirmou a autora do estudo Dra. Ann-Marie de Lange.

A pesquisa foi publicada na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences. Entre as 12 mil mulheres que participaram, 9 mil eram mães e 3 mil não.

Leia também:

Estudo afirma que 250 milhões de crianças serão obesas em 2030

Estudo mostra que mães ansiosas dão à luz a meninas

Estudo comprova que estresse na gravidez prejudica cérebro do bebê