Skincare na gravidez e no pós-parto: conheça os principais cuidados que você deve ter com sua pele

Em uma live feita em parceria com a Ellementti, conversamos sobre as melhores formas de cuidar da pele durante e depois da gestação

Resumo da Notícia

  • Com a chegada de um bebê muita coisa muda na vida da mulher
  • Já que a grávida passa por várias alterações físicas e hormonais, os cuidados com a pele devem ser redobrados
  • O momento de skincare é especial para a mãe e também para o bebê

Desde o início da gestação, muita coisa começa a mudar na vida da mulher. Além do crescimento da barriga e da alteração hormonal, a pele da grávida também passa por transformações e novos cuidados precisam ser tomados para garantir o bem-estar.

-Publicidade-
A mulher precisa cuidar da pele durante a gravidez
A mulher precisa cuidar da pele durante a gravidez (Foto: Getty Images)

As mulheres costumam enfrentar o aparecimento de celulite, estrias, flacidez, melasmas e varizes durante a gestação e no pós-parto. Mas para passar por essa fase da melhor forma, é essencial que a mulher crie o hábito de cuidar da pele. Estamos falando de skincare!

Pensando nisso, no dia 15 de outubro, a Pais&Filhos, em parceria com a Ellementti, promoveu uma live para esclarecer as características da pele da mulher nessas fases e indicar os principais cuidados que gestantes ou tentantes precisam ter.

O bate-papo teve a participação da Dra. Fernanda Chauvin, Farmacêutica Bioquímica formada pela USP, diretora científica e CEO da Ellementti Dermocosméticos, pós-graduada em Cosmetologia e Homeopatia pela USP e especializada em Dermatocosmética pela Universidade de Bruxelas, na Bélgica. Ela também é a primeira brasileira certificada, membro da Associação Internacional de Corneoterapia Aplicada e mãe de Victor e Isadora. A mediação da live foi feita por Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos.

O que é o skincare?

Com todas essas transformações físicas e hormonais, a mulher precisa de alguns cuidados específicos para manter a pele saudável. Na tradução para o português, “skincare” é, de fato, cuidados com a pele. Esse deve ser um hábito para todos, e principalmente para as grávidas, já que, durante a gestação, a pele da mulher fica mais sensível e suscetível a acnes e manchas.

Se não for bem uidada a pele da grávida pode desenvolver muitas acnes e manchas
Se não for bem uidada a pele da grávida pode desenvolver muitas acnes e manchas (Foto: Getty Images)

A pele é superimportante para a proteção do nosso organismo e mantê-la bem cuidada é essencial.  “A gente acaba se esquecendo da nossa pele no nosso dia a dia. A gente se esqueceu que a nossa pele é um órgão integrante do nosso organismo, e arrisco dizer que até o mais importante. É o nosso escudo protetor que nos protege de todas as agressões ambientais e também reflete todas as nossas emoções”, explica Fernanda.

A forma correta de cuidar da pele

A hora do skincare é um momento muito especial e único! “Ele vem com a proposta de ter uma atenção plena e foco na hora que você está passando o seu produto. É importante não passar de qualquer maneira, porque você está trabalhando sobre um tecido vivo que tem respostas sensoriais”, afirma Fernanda.

A aplicação do produto promove relaxamento para a gestante
A aplicação do produto promove relaxamento para a gestante (Foto: Getty Images)

O ideal é aplicar o produto de forma cuidadosa fazendo uma massagem e movimentos de relaxamento, para também estimular os receptores sensoriais e, assim, trazer o bem-estar. “Não é só o produto, mas a forma como se aplica modifica completamente a ação dele na nossa pele”, diz a farmacêutica.

Skincare na pandemia

Durante essa pandemia, notou-se o aumento do interesse das pessoas em praticar o skincare e incluí-lo na sua rotina. Com mais tempo livre, muitos começaram a dar mais atenção à pele e cuidar melhor de si mesmos e viram que isso não traz só um relaxamento físico, mas também um descanso emocional.

“As pessoas passaram a se preocupar mais com a saúde e a enxergar que precisavam mais cuidar da pele, o que também ajuda a aumentar a autoestima. Quando você para, relaxa e tem um momento só seu, tudo muda”, comenta a especialista.

Esse é um hábito que faz muito bem para o corpo e para a autoestima. “Muitas pessoas acham que cuidar da pele é uma coisa fútil, mas não é. Pelo contrário, você está cuidando do seu maior bem que é o seu corpo”, diz a Dra. Fernanda.

Durante a gravidez

O corpo da mulher muda totalmente durante a gravidez. Manchas e estrias podem aparecer e o grau de hidratação sofre alterações, deixando a pele mais propícia à desidratação. Segundo Fernanda, o ponto principal para diminuir essa desidratação é a escolha de um higienizador hidratante e a realização de movimentos drenantes.

A hidratação da pele a deixa mais macia e emoliente, amenizando os efeitos do estiramento do tecido na pele da gestante. “Aumentar o grau de hidratação já ajuda muito. Quanto mais a pele estiver emoliente menos ela sofre com o estiramento durante a gravidez ”, afirma a farmacêutica.

A grávida precisa de um momento só dela e do bebê! O skincare pode promover maior contato e interação entre mãe e filho e garantir relaxamento para os dois. “Quando você se massageia, você está massageando também o bebê. Você entra em sintonia com ele. Por isso que eu acho que o momento do skincare, seja facial ou corporal, vai além do cuidado da mãe com a pele dela, mas também é uma sintonia que ela cria com o bebê”, ressalta a especialista.

No período pós-parto

Por trás de toda mãe, existe uma mulher que precisa dar atenção a si mesma. A gente sabe que com a chegada de um bebê tudo muda, mas para criar filhos felizes, a mãe também precisa estar feliz e saudável. “Por trás da mãe tem uma mulher e a felicidade do bebê vai depender da felicidade dela”, aponta Fernanda.

Depois do nascimento do bebê, a pele ainda continua passando por mudanças. A pele reflete tudo o que acontece no seu dia a dia e as suas emoções. “Se você passa noites sem dormir e está cansada, sua pele também terá uma aparência cansada, opaca e sem brilho”, comenta a especialista. Por isso, é importante separar um tempo especial, único  e de qualidade para cuidar de si.

Fernanda estabeleceu três pilares básicos para fazer um bom skincare: higienizar, hidratar e proteger. “A gente esqueceu do básico quando a gente fala de pele. São três coisas que, quando bem feitas, podem diminuir o envelhecimento precoce e o aparecimento de manchas”, afirma.

Confira a Live completa sobre skincare na gravidez e no pós-parto