Criança

Faz parte: o segundo lugar mais seguro para o seu filho aprender a lidar com a frustração é na escola

iStock
iStock

Publicado em 22/06/2018, às 14h23 - Atualizado às 14h25 por Redação Pais&Filhos


As nossas colunistas Taís e Roberta Bento escrevem sobre o universo escolar das crianças. Dessa vez, elas falam sobre as frustrações dos pais em relação a rotina do filho na escola – e tudo bem deixar que ele se chateie nessa fase, faz parte!

“Já estamos no mês de junho. Lá se foram cinco meses do ano e, pelo menos, quatro deles seu filho já tem de convivência com o ambiente escolar. Ainda assim, continuamos a ter a mesma ansiedade de pais desesperados para que a escola se adapte à rotina de seus filhos.

No início do ano é compreensível que os pais estejam preocupados com a adaptação à escola. Querer conhecer a escola e conversar com a coordenação ou professora é bom e recomendável. Se você continua na mesma intensidade nessas conversas com a escola, quatro ou cinco meses mais tarde, algo não vai bem. E, na maioria dos casos, são os pais que estão passando do ponto!

Passar do ponto significa não confiar na escola que você mesma escolheu para seu filho. Não há lugar melhor para uma criança se arriscar do que na escola. Ali está o segundo ambiente mais propício para que a criança enfrente uma simulação do que virá ao longo da vida.

Dentro de casa, sob os cuidados dos pais, a segurança é maior, porém a realidade é limitada em termos de representação de mundo. A realidade da família moderna acaba por criar um ambiente de superproteção, tirando dos filhos as chances de se prepararem para o mundo real, aquele sobre o qual os pais não terão controle, mas que não poderão evitar que seus filhos enfrentem um dia.

A escola é a salvação dessa criança. O problema é que muitos pais acabam por manter a visão de que levam seus filhos para a escola para que aprendam a ler e escrever, para que se tornem ótimos alunos, capazes de passar nas melhores faculdades. Não, pai. Sinto muito, mãe. Se você pensa assim, está em tempo de rever seus conceitos. Os conteúdos estão cada vez mais disponíveis e ao alcance em diversos formatos. E até mesmo para que os conteúdos possam ser dominados, a convivência em um ambiente que não foi construído e totalmente adaptado para seu filho é um dos grandes segredos do sucesso.

Ao escolher a escola, seja minuciosa. Pesquise, converse com outros pais, faça visitas em horários variados. Passada essa fase, deixe que seu filho enfrente e aproveite as oportunidades únicas que o dia a dia em grupo oferece. Aceite as regras da escola. Ensine, na prática, seu filho a respeitar o que ali foi determinado como essencial para que todos possam crescer e aprender.

Tentar convencer a escola a mudar para se adaptar ao seu filho pode até atrapalhar um pouco o dia a dia dos profissionais que zelam pela educação de seu filho. Mas o prejuízo maior não é para a escola; seu filho será o grande prejudicado! Desde pequeno haverá danos para o processo de aprendizagem. E lá na frente, na juventude ou na vida adulta, vem a cobrança mais pesada e para a qual não há reunião com a coordenação que resolva.

Sim, há como evitar uma adolescência complicada e tumultuada. A escola é seu maior aliado, acredite. Depois do próprio lar, a escola é o lugar mais seguro para seu filho aprender a lidar com a frustração!”

Leia também

A escola quer conversar sobre o comportamento do seu filho? Não se desespere

Está em dúvida se matricula seu filho em uma escola bilíngue?

Amamos! Veja 4 estojos para seu filho usar na escola


Palavras-chave
ComportamentoEscola

Leia também

Olhos de Mavie chamam atenção de fãs - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Bruna Biancardi mostra a cor dos olhos de Mavie em novo foto: "Igual ao pai"

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

O homem perdoou a mulher - (Foto: Reprodução/Metropoles)

Família

Homem que teve pênis amputado pela ex-esposa reata com ela e se declara: 'Te amo além da tragédia'

A bartolinite é uma infecção que ocorre nos cistos de Bartholin, causando uma inflamação na região da vagina - Freepik

Família

Bartolinite: o que é a bola inchada na vagina e como tratar a infecção