Engravidar

Qual a melhor posição sexual para engravidar?

O lubrificante também pode interferir

Nathália Martins

Nathália Martins ,Filha de Sueli e Josias

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

Acredite ou não, depois várias experiências diferentes de maneiras de conceber, ainda não existem evidências conclusivas sobre as melhores posições para engravidar. “Não há muita ciência sobre qual posição é melhor para a concepção”, diz Sheryl A. Kingsberg, chefe da Divisão de Medicina Comportamental da Universidade de Hospitais Case Medical Center e professora de biologia reprodutiva e psiquiatria em Escola de Medicina da Universidade Case Western Reserve, em Cleveland. É mais uma questão logística do que qualquer outra coisa. “É muito difícil pesquisar posições sexuais específicas que possam aumentar a fertilidade quando há tantas outras variáveis envolvidas”, diz Kingsberg.

O tradicional

Os poucos estudos que analisaram as conexões das posições sugerem que essa posição pode oferecer uma vantagem anatômica mínima. “Não há dados científicos sobre isso”, diz Kelly Pagidas, especialista em fertilidade do Centro de Reprodução e Infertilidade Feminina e Infantil de Providence e professora associada da Brown Alpert Medical School. Além disso, nem todas as mulheres são iguais. Algumas têm o útero invertido, por exemplo, então depende muito. Aliás, você talvez possa não saber o seu próprio alinhamento uterino, então quem vai dizer se isso beneficiará você?

Vale lembrar

É mais provável que a melhor posição seja, de fato, a sua favorita. Não importa se você fica torcida como um pretzel ou deitada como uma estátua, contanto que você e seu parceiro façam o trabalho. “Houve algumas pesquisas que mostraram que o orgasmo de uma mulher ajudou a mover o sêmen para o útero por conta das contrações”, diz a Dra. Kingsberg.

O mais importante é manter uma rotina consistente e não obsessiva. “Em estudos sobre frequência de sexo, não houve diferença estatística entre as taxas de gravidez para as pessoas que tiveram relações sexuais apenas nos dias antes da ovulação e a