Saúde

Leite condensado: descubra mais sobre o ingrediente mais famoso das festas

É uma delícia, mas deve ser consumido de forma equilibrada

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

(Foto: iStock)

O leite condensado surgiu por acidente (Foto: iStock)

Elaine de Padua, é nossa colunista da revista, nutricionista pós-graduada em doenças crônico-degenerativas, especialista em adolescência, mestre pela UNIFESP e autora do livro “O que tem no prato do seu filho? – Um guia prático de nutrição para os pais”. Dessa vez, para comemorar nossos 50 anos, ela falou um pouco sobre um dos queridinhos das festas:

De cara, quando falamos em festa de aniversário pensamos nele, que domina a mesa dos docinhos, o recheio do bolo e até incrementa sobremesas: o leite condensado!

Acredite ou não, ele surgiu por acidente. E diferente do que muitos imaginam, o leite passa por um processo de evaporação e não condensação. Foi buscando uma alternativa para conservar o leite cru, que franceses resolveram tirar parcialmente a quantidade de água e adicionar açúcar. O resultado você já conhece muito bem, até porque, o Brasil é o maior consumidor de leite condensado.

O produto é uma boa fonte de iodo e cálcio, que é fundamental para o desenvolvimento dos ossos, principalmente na infância. Na culinária ele incrementa receitas de doces trazendo, além do sabor inconfundível e irresistível, textura e caramelização compondo pratos como bolos, pudins, tortas e, claro, docinhos de festa.

Mas atenção: como todo alimento, deve ser consumido com cautela, já que o teor de açúcar e gordura pode comprometer a qualidade nutricional do cardápio das crianças. A principal dica é sempre consumir com equilíbrio.

Brigadeiro

(Foto: iStock)

O favorito da festa (Foto: iStock)

Não tem discussão, ele é paixão nacional, o docinho dos deuses!

Surgiu com o intuito de homenagear o Brigadeiro Eduardo Gomes, candidato à eleição presidencial no fim da Era Vargas, em 1945. Pouco tempo depois ganhou popularidade e se espalhou pelo país.

O formato tradicional é o redondo, com granulado e em forminhas de papel. Mas ao longo dos anos o doce ganhou novas versões e ficou cada vez mais charmoso. Pode ter palito de madeira espetado ou estar dentro de um pote acompanhado de colher.

Ele é o resultado do casamento perfeito entre chocolate em pó e leite condensado. Mas se você quiser variar, pode substituir o chocolate por leite em pó, coco ou até farofa de amendoim.

Informação nutricional em 100 gramas

Calorias 325 Kcal

Cálcio 290 mg

Carboidratos 55g

Gorduras totais 8g

Leia também:

Receita do dia: Brigadeiro recheado com bolo de cenoura

Ovo de colher com recheio de brigadeiro: cara de gourmet, fácil de fazer

O primeiro brigadeiro a gente nunca esquece