Saúde

Temperatura chega a 40ºC nesta semana: saiba como proteger seu filho do calor

Em pleno inverno, a onda de calor atinge principalmente o estado de São Paulo

Jennifer Detlinger

Jennifer Detlinger ,Filha de Lucila e Paulo

(Foto: Getty Images)

Esquentou de vez, e isso é fato. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil emitiu nesta terça-feira (10) um alerta para a forte onda de calor que atingirá o Estado de São Paulo nos próximos dois dias. Amanhã e quinta-feira, as temperaturas devem oscilar entre 35ºC e 38ºC, em pleno inverno, nas regiões de Ribeirão Preto, Araçatuba, Presidente Prudente, Marília e Barretos, entre o oeste e o norte do estado. Em outras regiões do estado, incluindo as metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba e Baixada Santista, o calor pode chegar a 35ºC nesta quarta-feira. A onda de temperaturas altas fica no estado pelo menos até quinta e deve ser amenizada apenas no fim de semana. Em outras regiões de Minas Gerais, as temperaturas podem chegar a até 42ºC.

As prefeituras recomendam que as pessoas fiquem em locais cobertos e evitem sair ao ar livre sem proteção solar. Há também recomendação para suspender as aulas caso exista risco para os alunos. O calor excessivo representa risco de hipertermia, que, em alguns casos, pode levar à morte.

(Foto: Getty Images)

Como proteger os bebês e crianças do calor 

Os bebês e crianças podem sofrer ainda mais com o calor forte, já que não conseguem reclamar da temperatura ou fazer algo sozinhos para se refrescarem. Por isso, é comum que seu filho fique mais irritado com as temperaturas nas alturas.

É importante deixá-los com roupas leves, de tecidos finos, como algodão ou malha. Em dias muito quentes, você pode, inclusive, deixar o bebê só de fralda, certificando-se de que não haja correntes de ar no ambiente. Para saber se seu filho está sentindo muito calor, o melhor é observar sinais como suor e vermelhidão.

Os banhos de balde também ajudam a refrescar e relaxar. À noite, com a queda da temperatura e com o bebê dormindo e se movendo menos, a temperatura corporal também tende a diminuir. Portanto, uma camada a mais de roupa deve bastar. Por exemplo, um macacão um pouco mais grosso e meias, sem necessidade de cobrir a criança.

(Foto: Getty Images)

Como saber se o bebê está bem hidratado?

Leia também:

Saiba como proteger seu filho do sol, mesmo em dias frios

Ar-condicionado: como aliviar o calor do seu filho nos dias quentes

Aprenda como evitar as brotoejas de calor na pele do bebê