Rede de solidariedade: bebê perde a mãe e recebe leite materno por doação em campanha na internet

Théo Santana, de 1 mês, está se alimentando por causa de arrecadações promovidas pelo pai, Moisés Santana, e amigos da família pelas redes sociais

Resumo da Notícia

  • Moisés Santana, pai do bebê Theo de 1 mês, criou junto de amigos da família uma campanha de doação de leite materno
  • Doadora de leite materno e mãe, Nathália Mendonça, disse que se emocionou com o apelo do pai
  • A campanha também está ajudando outros bebês que precisam de leite materno

A mãe de Théo, Adrielly Santana, morreu no dia 2 de junho, aos 33 anos. Mesmo com luto pela perda da esposa o auxiliar de logística e pai Moisés Santana, de 38 anos, contou com a ajuda de amigos da família para promover uma campanha de doação de leite materno nas redes sociais.

-Publicidade-

“A gente sabia da importância do leite materno. Até chegam a falar que é como se fosse uma vacina para o bebê, para criar imunidade, resistência. Ela [mãe] tomou como uma obrigação alimentar o menino, até os seis meses. Então, veio daí a minha força para seguir nessa campanha”, relatou o pai a Rede Globo de Pernambuco.

Moisés contou também contou que ficou desesperado com a perda da esposa e não sabia como iria amamentar o seu filho. O objetivo inicial da ação era conseguir alimento para o Théo, mas acabou ajudando outros bebês que também precisavam do leite materno.

Casal com Théo antes do falecimento da mãe (Foto: Reprodução/ TV Globo/ G1)

A primeira a contribuir na campanha foi a Nathália Mendonça, doadora de leite materno e mãe de duas crianças: uma com 3 anos e outra de dois meses. Ela contou que tocou o seu coração o apelo do pai do recém-nascido, pois tinha apenas 1 mês e sentia muita falta do peito da mãe. “Quem é mãe e teve oportunidade de amamentar, sabe o quão extraordinário esse momento é”, afirmou ela.

“Quem tiver oportunidade de doar, doe, não faz bem só a gente, faz bem ao outro também. Entre em contato com o Imip [Instituto de Medicina Integral Fernando Figueira] e faça seu cadastro”, disse Nathália.

Moisés Santana, pai de Théo e viúvo afirma a importância do leite materno para os bebês (Foto: Reprodução/ TV Globo/ G1)

Como ajudar o Théo e outros bebês?

Se você é mãe lactante ou precisa de leite materno procure um banco de leite no seu estado. No caso de Théo, no Recife, em Pernambuco, o Imip [Instituto de Medicina Integral Fernando Figueira] é um dos lugares que recebem doações.

Para doar precisa armazenar o leite em potes de vidro com a tampa de plástico e depois higienizar com água fervente. Após 15 minutos retine e leve para um centro de coleta ou ligue para irem buscar. Quando o leite for transportado precisa ter uma temperatura mínima então o transporte precisa ser feito com cuidado.