Família

Doação de leite materno aumenta na pandemia: veja a importância desse ato

Seja uma doadora - reprodução / Getty Images
reprodução / Getty Images

Publicado em 29/09/2020, às 15h07 - Atualizado às 15h08 por Helena Leite, filha de Luciana e Paulo


A doação do leite materno aumentou durante a pandemia de coronavírus. Só no Hospital Municipal Prof. Dr. Alípio Corrêa Netto, o Banco de Leite coletou entre janeiro e agosto de 2020 cerca de 821 litros de leite humano, o que representa uma média de 102 litros por mês, um crescimento de 24% se comparado com a média mensal de 2019 de 82 litros.

Seja uma doadora (Foto: reprodução / Getty Images)

“A partir do mês de junho houve um aumento nas doações. Muitas mães começaram a trabalhar em casa devido a pandemia e isso possibilitou amamentarem mais seus bebês, o que estimulou ainda mais a produção de leite e permitiu aumentar a doação”, conta Dra. Telma Aparecida, médica responsável pelo Banco de Leite Humano no Hospital Municipal Prof. Dr. Alípio Coreia Netto.

Atualmente,  três maternidades conveniadas ao Programa Parto Seguro à Mãe Paulistana, gerido pelo CEJAM (Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim”) em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, possuem Banco de Leite Humano em São Paulo.  O Banco de Leite funciona como um centro de apoio, proteção e promoção ao aleitamento materno, além de oferecer todo o suporte para a coleta, armazenamento, seleção, classificação, processamento, controle de qualidade, estocagem sob congelamento e distribuição sob prescrição do leite materno doado.

De acordo com a médica Telma Aparecida, o espaço tem o propósito de promover a manutenção do aleitamento materno, ajudando mulheres com dificuldades para amamentar. “Qualquer mãe que necessitar de ajuda para amamentar seu bebê pode e deve procurar o serviço especializado dos Bancos de Leite Humano”, ressalta.

A doação de leite materno aumentou na pandemia (Foto: Getty Images)

O leite coletado é destinado aos bebês prematuros ou doentes do hospital. Um litro de leite humano pasteurizado pode atender até 10 recém nascidos internados na Unidade Neonatal. Por isso, é essencial a manutenção das doações mesmo no contexto de pandemia. Para doar, a mãe precisa entrar em contato pelo telefone do hospital e realizar um cadastro, assim como coletar exames de sangue. Após aprovada, semanalmente é realizada uma coleta domiciliar.

Segundo a especialista, os Bancos de Leite Humano já possui como rotina cuidados na manipulação segura do leite humano. São utilizadas máscaras de proteção, toucas, luvas e aventais descartáveis durante os procedimentos e na visita domiciliar. “Durante o processo de doação, as mães deverão também estar devidamente trajadas com máscara, touca e ter feito a higiene necessária. Aquelas que estão com suspeita ou foram contaminadas por COVID-19 devem suspender a doação por 14 dias, mas devem amamentar seus bebês sem interrupção seguindo protocolos de higiene nas mãos e proteção de máscara”, pondera.

Entenda a importância da doação de leite

A doação de leite é super importante (Foto: reprodução/ Getty Images)

O leite materno é fundamental para um melhor desenvolvimento do bebê. Através desse alimento, ele recebe todos os nutrientes necessários para crescer de forma mais saudável. Por isso, é essencial valorizar a importância da doação de leite materno para os recém-nascidos prematuros e de baixo peso que estão internados em UTIs neonatais brasileiras e não podem ser amamentados pela própria mãe.

Segundo o Ministério da Saúde, 11% dos nascimentos no Brasil ocorrem antes do previsto, e a doação de leite materno se torna ainda mais importante. Os benefícios do leite materno são inúmeros para a saúde da criança, mesmo que seja proveniente de um  Banco de Leite Humano. Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP com bebês na UTI constatou que o leite humano pasteurizado ofertado é tão bom quanto o leite que é ofertado diretamente da mãe para o próprio filho (leite materno cru) para o desenvolvimento do bebê. Muito mais do que um alimento, o leite materno também aumenta a chance de recuperação dos neonatos e, consequentemente, de uma vida mais saudável.

Como faço para ser uma doadora de leite materno?

Seja uma doadora (Foto: reprodução / Getty Images)

Toda mulher que amamenta é uma possível doadora. Mas para doar é necessário seguir algumas regras: estar saudável e não usar medicamentos que sejam incompatíveis com a amamentação. Se esse você se encaixa nesse perfil, pode contatar o Banco de Leite Humano mais próximo da sua casa ou ligar no número 136 para ter mais informações. Confira o passo a passo para retirar o seu leite e os cuidados necessários:

Prepare os frascos para guardar o leite materno:

  • Os potes precisam ser de vidro, com boca larga e tampa de plástico. 
  • Retire o rótulo e qualquer papel no frasco ou na tampa. Você pode preparar vários de uma vez.
  • Após lavar com água e sabão, ferva o frasco e a tampa por 15 minutos, contando o tempo a partir do início da fervura.
  • Deixe os frascos secarem com a abertura voltada para baixo, sobre um pano limpo e depois feche sem tocar na parte interna da tampa.

Prepare-se para a coleta:

  • Use uma touca ou um lenço para cobrir os cabelos e coloque uma fralda de pano ou uma máscara sobre o nariz e a boca.
  • Lave as mãos e os braços até o cotovelo com bastante água e sabão.
  • Lave as mamas apenas com água.
  • Escolha um lugar confortável e limpo. Forre uma mesa com um pano limpo para colocar o pote e a tampa e evite conversar durante a coleta.

Retire o leite das mamas:

  • Massageie as mamas com a ponta dos dedos, fazendo movimentos circulares no sentido da parte escura (aréola) para o corpo.
  • Coloque o polegar acima da linha em que acaba a aréola.
  • Coloque os dedos indicador e médio abaixo da aréola.
  • Firme os dedos e empurre para trás em direção ao corpo.
  • Aperte o polegar contra os outros dedos até sair o leite.
  • Despreze os primeiros jatos ou gotas.

As mães que estão amamentando podem procurar os bancos de leite humanoou postos de coleta de leite humano para doar. Para obter mais informações e apoio técnico, caso tenha dificuldades, pode procurar, além desses serviços, a unidade básica de saúde mais próxima. É uma corrente do bem. A doação de leite salva vidas. A sua atitude também pode fazer o mesmo. Doe leite materno. Nessa corrente pela vida, cada gota faz a diferença. 


Leia também

Anderson Leonardo, do Molejo, faleceu aos 51 anos de idade - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Anderson Leonardo, do Molejo, morre aos 51 anos de câncer

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

A família é viciada em fast food - (Foto: Reprodução/The Sun)

Bebês

Bebê de 1 ano come fast food todos os dias e bebe seis latas de Coca-Cola: "É difícil dizer não"

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Nomes bíblicos femininos - (Foto: Unsplash)

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Mãe e filha - (Foto: Reprodução/Freepik)

Família

Mãe diz que se arrependeu de adotar filha após conseguir engravidar: "Nunca senti que ela era minha"