Armazenamento do leite: dicas para guardar do jeito certo em casa ou em viagens

Saber como armazenar o leite materno, seja no freezer, na geladeira ou para transportar de um lugar para o outro, faz toda a diferença. Veja a maneira correta de guardar o principal alimento do recém-nascido

Resumo da Notícia

  • O leite materno é o principal alimento do recém-nascido, que deve mamar até, pelo menos, os 6 meses de vida
  • Saber como armazenar o leite materno da maneira correta faz toda a diferença
  • Saiba quanto tempo o leite pode ficar no congelador e na geladeira depois de retirado

Principalmente até os seis meses de idade, o leite da mãe é o principal alimento para o recém-nascido. Para o desenvolvimento saudável do bebê, ele possui os principais nutrientes, vitaminas e minerais necessários. A amamentação, além de fortalecer os vínculos entre mãe e filho, é extremamente recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

-Publicidade-

Quando é necessário sair de casa ou você produz bastante leite, surgem as dúvidas sobre como armazenar o leite materno do jeito certo para que o alimento não estrague. Além disso, é importante lembrar que se o armazenamento não for feito da maneira correta, pode existir o risco de contaminação do alimento, o que ocasiona vômitos e diarreias no bebê. Para saber tudo sobre o assunto, conversamos com a ginecologista e obstetra, Dra. Carolina Curci e também com Cinthia Calsinski, enfermeira obstetra, consultora de amamentação, colunista da Pais&Filhos e mãe de Matheus, Bianca e Carolina, que deram dicas de ouro para todo o processo.

 

-Publicidade-

Pode armazenar leite na mamadeira?

De acordo com Cinthia Calsinski, o leite deve ser armazenado em recipientes limpos e de uso alimentar – pode ser um recipiente de plástico ou de vidro. A dra. Carolina Curci completamenta a informação: os sacos de armazenamentos de leite materno também podem ser utilizados. Eles já vêm esterilizados e são próprios para o transporte, caso você precise levá-lo para uma viagem, por exemplo. Na hora de higienizar os recipientes, é superimportante deixá-los secar com a boca virada para baixo em um papel toalha.

Veja como armazenar leite materno do jeito certo (Foto: iStock)

Quanto tempo o leite pode ficar em temperatura ambiente?

“É recomendado deixar o leite ordenhado fora da geladeira somente pelo tempo necessário para sua administração ao bebê. Após o final da ordenha ele deve ir pra geladeira ou congelador. Após o fim da mamada do bebê a sobra deve ser desprezada, não pode ser aquecido novamente nem ficar em temperatura ambiente para a próxima mamada”, explica Cinthia. 

Quanto tempo o leite materno pode ficar na geladeira?

Cinthia conta que o leite materno (que também pode ser chamado de humano) pode ficar até 12 horas na geladeira e 15 dias no freezer. “Ele pode ser congelado imediatamente ou após algumas horas na geladeira”, explica. Também é possível completar o volume do recipiente com leite de várias ordenhas de volume menor, mas, nesse caso, a validade será a da primeira leva.

Não congele o leite novamente

Quando o leite materno congelado é tirado do freezer e descongela, ele não deve voltar para o freezer. “Para o leite não perder a qualidade, devem ser colocados em recipientes próprios muita bem higienizados para mexer com o alimento e sempre deixar os 2cm por encher da borda de fechar”, comenta a dra. Carolina.

Como descongelar e aquecer o leite materno?

Depois de congelado, chegou a hora de usar aquele leite armazenado para alimentar o bebê. E sim, existe jeito certo de descongelar e aquecer o leite antes de dar para o bebê: “O leite humano deve ser descongelado lentamente na geladeira e aquecido em banho maria por cerca de 3 minutos”, explica Cinthia Calsinski. “O leite humano não deve ser aquecido em microondas porque ele destrói a imunoglobulina A e outros fatores imunológicos, além de não esquentar por igual, e também pode queimar o bebê”. 

Tomar cuidado com o armazenamento do leite materno faz toda a diferença (Foto:  GettyImages)

Como dar o leite que for armazenado?

Cinthia conta que a idade do bebê é um fator que deve ser levado em consideração nesse momento. “Sempre que possível, dê preferência para copos abertos, colheres dosadoras, copos de transição ou com canudo ou qualquer outro método que não envolva bicos artificiais (como a mamadeira) para evitar a famosa e temida confusão de bicos“, explica. 

Faça anotações nos recipientes

Para saber o dia e horário que o leite foi extraído, faça etiquetas e marque em cada um dos potes de vidro ou sacos de armazenamento. “A mãe pode manter o leite materno no congelador por até 14 dias, então é importante sempre anotar a data que retirou o leite e foi congelado. Ele aguenta até 12h na geladeira”.

Onde armazenar o leite?

Procure sempre por locais seguros, frescos e com higiene. “Tome cuidado com o local que for armazenar o alimento. Caso seja uma geladeira compartilhada, como a do escritório, por exemplo, é necessário identificar o leite de uma maneira bem inteligente e clara nos sacos ou frascos. O leite que foi extraído nesse dia pode ser dado no dia seguinte para o bebê e assim não precisa congelar o leite”.

Posso doar o leite congelado para um banco de leite?

Sim! Para fazer a doação, entre em contato com o Banco de Leite mais próximo para saber todo o protocolo necessário, que “vão desde exames de sorologia até o processo de ordenha”, explica Cinthia. Doar leite salva vidas!