Rotina de sono do bebê: saiba o passo a passo para criar o hábito e quais produtos usar

Pode parecer uma missão impossível criar uma rotina de sono com o bebê. No entanto, a boa notícia é que com algumas dicas simples, esse processo fica bem mais fácil

Resumo da Notícia

  • Ter um sono de qualidade traz diversos benefícios para o desenvolvimento do bebê
  • De acordo com a idade da criança, é possível que os períodos de sono sejam maiores ou menores, com uma média de 11 a 13 horas dormidas por dia
  • Durante o desenvolvimento, estabelecer uma rotina noturna pode beneficiar toda a família

Durante nosso tempo médio de vida, entre 71 e 72 anos, passamos 23 anos, 9 meses e 7 dias na cama! Que dormir é importante todo mundo já sabe, mas é necessário que o sono seja de qualidade para garantir benefícios como: melhora do humor, da memória, do raciocínio e até mesmo do sistema imunológico.

-Publicidade-

A família tem um papel superimportante em incentivar esse hábito desde cedo, inclusive nos primeiros anos de vida do bebê. Por isso, estabelecer um ritual noturno faz a diferença e garante mais segurança, conforto, confiança e um descanso de qualidade para pais e filhos.

De acordo com a idade da criança, é possível que os períodos de sono sejam maiores ou menores, com uma média de 11 a 13 horas dormidas por dia. A partir dos três meses de vida, os bebês passam a diferenciar o dia da noite, mas esse processo só fica estabelecido por volta dos seis meses. Durante o desenvolvimento, estabelecer uma rotina noturna pode beneficiar toda a família. Confira abaixo algumas dicas para colocar em prática:

Dormir traz diversos benefícios para o desenvolvimento do bebê, inclusive, na melhora do humor, da memória, do raciocínio e até mesmo do sistema imunológico (Foto: Shutterstock)

Passo a passo para criar uma rotina do sono

  • Após as 18h, procure diminuir as luzes da casa, deixando o ambiente cada vez mais silencioso e permitindo que o clima noturno e relaxante ocorra.
  • No momento do banho, relaxar em etapas o corpo do bebê pode ajudar (e muito!) na rotina do sono. Opte por massagens, conte histórias e fique de olho quanto à luminosidade do ambiente, que deve estar com as luzes mais baixas. Momentos como esse criam conexões, demonstrando afeto e carinho.
  • Na alimentação, a família pode investir em refeições ricas em triptofano, a matéria-prima da melatonina, que ajuda a regular o sono. Ele pode ser encontrado em: ovos, nozes, peixes, peru, leguminosas, entre outros. Antes de dormir, prefira alimentos mais leves e que não causem excesso de gases ou dificuldade na digestão.
  • Nem todos os sons que o bebê faz à noite significam que ele precisa de colo ou ser alimentado. Suspiros e gemidos podem significar apenas que seu filho está se acomodando. Por isso, mexer ou tocar nele pode fazer com que o sono seja interrompido. Antes de tomar uma atitude, confira a babá eletrônica e veja se ele está com os olhos abertos.
  • Investir no sono diurno, como os cochilos da tarde, podem auxiliar em um melhor sono noturno. Bebês com menos de seis meses costumam tirar de quatro a cinco sonecas ao longo do dia, enquanto os mais velhos de duas a três.

Xô, assaduras!

Os cuidados com a pele do bebê também podem ter influência na rotina do seu sono, principalmente quando as tão temidas assaduras aparecem. Problemas como esse podem deixar seu filho mais irritado, agitado e choroso por causa do desconforto.

Para driblar o problema, invista em um creme próprio para assaduras, além de uma higiene adequada. Logo após o banho ou durante a troca de fraldas, aplique uma fina camada do Creme contra Assaduras da Granado, que protege, previne e alivia as irritações da pele.

Creme contra assaduras da Granado (Foto: Divulgação)

Formulado com 40% óxido de zinco e enriquecido com D-pantenol, alantoína, óleo de amêndoa doce, proteínas de trigo, da aveia e vitamina E, ele espalha superfácil e possui toque seco. Além disso, é feito especialmente para as peles mais sensíveis, é dermato e pediatricamente testado, hipoalergênico e livre de parabenos, corantes, perfume e ingredientes de origem animal.

Como fazer massagem no bebê antes de dormir

Com o óleo de lavanda da Granado, aplique um pouco do produto em suas mãos e esfregue-as para aquecê-lo. Na barriga e tórax do bebê, role as mãos suavemente de cima para baixo. Em seguida, passe-as nos braços, indo para as pernas, e depois do tornozelo ao quadril.

Óleo de lavanda da Granado (Foto: Divulgação)

Para encerrar a massagem relaxante, faça uma pressão suave nas costas do bebê e mexa as mãos em direções opostas por toda a região. No ambiente, mantenha as luzes baixas e coloque uma música relaxante, como sons da natureza ou canções de ninar.

Vale lembrar ainda que é muito importante higienizar as mãos antes de começar e retirar qualquer acessório, como anéis, que podem acabar machucando a pele do bebê. Faça a massagem sempre em um ambiente confortável.