Publicado em 13/02/2023, às 07h01 por Fernanda de Andrade, filha de Débora e Marcos
Até os seis meses de vida, a Organização Mundial da Saúde recomenda que o leite materno seja o alimento exclusivo dos bebês. Após essa fase, ele pode ser apenas complemento na alimentação, dando espaço direto para a introdução alimentar. Isso é um dos primeiros sinais de que o bebê está crescendo, e essa nova fase de desenvolvimento deve ser um momento curtido por toda a família!
Com essa idade, os bebês já são capazes de interagir e demonstrar se gostam ou não de um alimento. A introdução alimentar é o ponto de partida da relação do bebê com a alimentação que ele terá durante a vida, e por isso deve ser um processo harmônico e sem tensão alguma. Esse novo integrante na mesa na hora das refeições está sendo inserido em uma nova rotina, então é esperado haver um momento de adaptação com aquelas novas informações.
Sem estresse! Por mais que seja o início de uma nova fase na vida do bebê, é necessário que esse momento seja o mais leve possível para todas as partes. A nutricionista e consultora da Philips Avent, Giliane Belarmino, deu algumas dicas para uma introdução alimentar tranquila:
Segundo Giliane Belarmino, a partir dos seis meses de idade os bebês possuem uma demanda maior de calorias que não pode ser suprida apenas com o leite materno ou fórmula. Ela também conta que a mudança de rotina não precisa ser tão “brusca”, e pode ser feita aos poucos: “O bebê não precisa comer muito desde o primeiro dia. Durante o primeiro ano, o leite materno ou fórmula ainda são a principal fonte de nutrientes da criança, sendo a alimentação um complemento. O esperado é que, após os 12 meses, o bebê tenha uma alimentação mais completa, e consiga adquirir todos os nutrientes necessários com ela. Sendo assim, o leite materno torna-se um complemento”.
Fora isso, é comum que o bebê não se adapte logo de início: “É natural que ele estranhe texturas e sabores diferentes na boca. O importante é continuar oferecendo as frutas diariamente. No início, ele vai cuspir e fazer careta. Pode ter alimentos que você precisará oferecer até 12 vezes para o bebê aceitar. Mudar a forma de apresentação da fruta, preparo e textura pode ajudar nesse processo. Mas, lembre-se, que no início da transição alimentar é totalmente normal que isso aconteça”.
A introdução da água na alimentação do bebê pode ocorrer já aos seis meses, entrando no intervalo entre as refeições e mamadas. Contudo, é ideal que os sucos sejam introduzidos apenas após os 12 meses: “Ao comer a fruta, a criança está interagindo com a textura dos alimentos, o sabor e, consequentemente, adquirindo as vitaminas, minerais e fibras presentes no alimento. Quando transformamos essa fruta em suco, perdemos a textura, as fibras e alguns nutrientes mais voláteis podem ficar reduzidos também. Por isso, a oferta de sucos apresenta pouca vantagem e é recomendada que seja adiada até o primeiro ano de vida, depois que a criança tenha aprendido o gosto e a textura de diversos alimentos diferentes”.
Para que essa mudança seja a mais tranquila possível, a Philips Avent desenvolveu o Copo de Transição Easy Sip com bico de silicone BPA Free! Dessa forma, é possível introduzir água e sucos no tempo ideal sem se preocupar com vazamentos e com alças que permitem que a criança consiga pegar o copo sozinha.
Família
“Meu pai tinha vergonha, mas eu amo ser brasileiro”, disse filho de viúva do Elvis Presley
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Família
Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita
Família
Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação.”
Família
Barbara Evans mostra encontro da filha com gêmeos recém-nascidos: "Coração completo"
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil