Estudo mostra que oferecer maior número de vegetais faz com que os filhos rejeitem menos alimentos

Eles estudaram por 5 semanas o comportamento de 32 crianças

(Foto: iStock)

Um estudo realizado pela Organização de Pesquisa Científica e Industrial da Commonwealth, em Camberra, na Australia, mostrou que o consumo de vegetais por crianças aumenta quando os pais oferecem uma variedade maior de escolhas.

-Publicidade-

A pesquisa analisou o comportamento de 32 crianças que foram divididas em 3 grupos diferentes. Assim, 3 vezes por semana  11 crianças comiam brócolis, 10 poderiam escolher entre brócolis, ervilhas e abobrinhas e, por fim, 2 tinham o cardápio flexível: um dia escolhia entre brócolis e abobrinha, no outro brócolis e ervilhas. A mudança na alimentação durou por 5 semanas.

Após três meses, as crianças foram convidadas para um almoço no centro de pesquisa. E ao comparar os dados das semanas anteriores com os dados coletados durante as visitas, os cientistas perceberam que a ingestão de vegetais aumentou em 1,2 porções por dia nas crianças que ficaram expostas a uma variedade maior de alimentos, enquanto, aquelas que tiveram apenas uma opção oferecida não mostraram mudanças de hábitos.

-Publicidade-

“Embora a quantidade de vegetais ingeridos tenha aumentado durante o estudo, a quantidade não atendeu às diretrizes alimentares. No entanto, o estudo mostrou que a estratégia de oferecer uma variedade de vegetais teve mais sucesso no aumento do consumo do que oferecer um único vegetal”, disse a Dr. Astrid Poelman, líder da pesquisa.

Fique por dentro do conteúdo do YouTube da Pais&Filhos:

Leia também:

Estudo comprova que o segundo filho é o mais arteiro de todos

Seu filho não come vegetais? Você precisa ver essas dicas

6 receitas com vegetais e legumes nutritivas para você fazer em casa 

    -Publicidade-