Criança

Estudo mostra que pessoas que nasceram em setembro são mais inteligentes

Os pesquisadores analisaram dados de um milhão de estudantes

Ingrid Campiteli

Ingrid Campiteli ,filha de Sandra e Paulo

 

(Foto: Reprodução / GettyImages)

Um estudo realizado por pesquisadores da Bureau Nacional de Pesquisa Econômica, em Massachusetts (EUA) mostrou que o mês que nascemos está diretamente ligado ao nosso sucesso acadêmico. Ao que tudo indica, pessoas que nascem em setembro têm um melhor desempenho intelectual do que as que vieram em outros meses do ano.

De acordo com os pesquisadores, o mês de nascimento afeta a entrada da criança na escola, podendo interferir no rendimento, notas e até mesmo, a iniciação em alguma faculdade. Eles analisaram dados de um milhão de estudantes americanos, todos de escolas públicas, entre 1994 e 2000 e levaram em conta também, fatores socioeconômicos.

Entre os resultados, os alunos que apresentaram um desempenho escolar melhor tinham nascido entre agosto e setembro. Mas, a média de quem nasceu em setembro era 0,2 pontos maior, diferença que se tornava significativa ao longo da trajetória escolar.

Além de possuírem uma melhora no desempenho escolar, as crianças nascidas em setembro demonstraram ser mais propensas a frequentarem a universidade e são menos repreendidas por mal comportamento.

Leia também:

Estudo comprova que o segundo filho é o mais arteiro de todos

Estudo defende: crianças que amam dinossauros são mais inteligentes

Estudo mostra porque mais da metade dos pais não se sente preparado para adotar uma criança