Hora da leitura: 6 opções de livros infantis para se aventurar em família

Confira a seleção de histórias de aventura que fizemos para você ler com seu filho. As crianças irão amar as opções, que também trazem ensinamentos importantes para o presente e futuro

Resumo da Notícia

  • Confira uma lista especial livros para as crianças
  • A hora da leitura é muito importante para seu filho
  • Os livros infantis são ótimas opções para introduzir assuntos importantes em casa

Matemática até na sopa

Juan Sabia | Companhia das Letrinhas

-Publicidade-
O livro “Matemática até na sopa” ajuda as crianças a entenderem os números no cotidiano (Foto: Divulgação)

Se para o seu filho matemática é um bicho de 7 cabeças, essa é uma ótima pedida de Natal. No segundo livro da série Sopa de Ciências, Marcos vai passar uma tarde com o tio-avô, Juan, matemático. Nada empolgado para ir, o menino se surpreende durante o encontro ao perceber que os números fazem parte do dia a dia e estão em todo lugar (incluindo sorvete e videogame). De forma divertida, o texto mostra que esses símbolos servem para muito mais coisas do que passar de ano na escola. É indicado para crianças a partir de 7 anos e vai além dos conceitos abstratos.

Enquanto o almoço não fica pronto…

Sonia Rosa | Escrita Fina

-Publicidade-
“Enquanto o almoço não fica pronto”, de Sonia Rosa, valoriza a cultura popular brasileira (Foto: Divulgação)

Só de ler essa frase, você com certeza já consegue imaginar várias situações pessoais, certo? O livro descreve uma manhã qualquer, que poderia se passar em qualquer casa brasileira durante esse período. Indo na contramão do que costumamos fazer, o livro convida o leitor a refletir e agradecer por esse momento em família que é tão corriqueiro e comum no dia a dia. Através de versos delicados e ilustrações vibrantes, a narrativa valoriza os traços e cores da cultura popular. Mais um trabalho que prova que o amor e afeto são os principais combustíveis para uma família.

Vida em Marte

Jon Agee | Pequena Zahar

A história “Vida em Marte”, de Jon Agee, prova que há vida no planeta vermelho de forma lúdica e divertida (Foto: Divulgação)

No livro, um jovem astronauta tem certeza de que encontrou a prova mais evidente de que existe vida em Marte. E para testar a sua teoria na prática, embarca em uma missão solitária e destemida rumo ao planeta vermelho. Equipado com um pacote de cupcakes, ao aterrissar, ele se depara com um terreno praticamente estéril. Há apenas uma flor, que ele decide embalar e levar para casa. Chegando na Terra, porém, ele descobre que alguém havia comido todos os cupcakes. Faça as suas apostas e mergulhe em um universo mágico e muito divertido.

Brilhante

Roxana Popescu | Callis

Para falar sobre amizade e solidariedade, o livro “Brilhante” é uma ótima escolha (Foto: Divulgação)

Um livro que fala sobre amizade, laços, bondade e esperança. Ele foca no simples, que muitas vezes passa sem prestarmos atenção. De forma delicada, mostra o poder que cada um tem de tocar e transformar a vida de outras pessoas. Apresenta para as crianças conceitos fundamentais como solidariedade, aceitação, cooperação e responsabilidade. Afinal, a felicidade mais profunda pode estar escondida em algo aparentemente pequeno, mas que torna tudo ao nosso redor muito mais brilhante… Quer ver?

O dia de ir e vir

Alain Allard e Mariona Cabassa | Aletria

O livro “O dia de ir e vir” aborda a importância do contato com as pessoas e meio ambiente (Foto: Divulgação)

Momento de refletir. Havia um tempo em que as pessoas se encontravam, olhavam nos olhos, trocavam experiências e viviam em harmonia com a natureza. Não dá para culpar a quarentena, pois mesmo antes dela o presencial perdeu o seu valor na correria e distrações da rotina. O livro convida toda a família a relembrar aqueles tempos, destacando a importância desse contato com as pessoas e o ambiente. Escrito em prosa poética, mostra que todos nós ainda cultivamos essa necessidade e a mudança deve partir de cada um.

Direto do IGTV por Luciana Loew

O segredo do rio

Miguel Sousa Tavares | Companhia das Letrinhas

Miguel Sousa Tavares é autor do livro “O segredo do rio”, que fala da amizade entre um menino e um peixe (Foto: Divulgação)

Livro indicado para as crianças maiores, por conta do tamanho e densidade, é um ótimo convite para despertar a imaginação. Afinal, quantos segredos um rio pode esconder? Essa história de amizade entre um menino que mora no campo e um peixe prova que muito mais do que nossos olhos podem enxergar. “De forma poética, o mundo fantástico do peixe que fala e o do menino, que era muito sozinho, começam a conviver nessa narrativa”. Porém, a relação entre os dois é ameaçada depois que uma seca na região faz os pais cogitarem pegar o animal para comer. Escrito em português de Portugal, também é uma oportunidade para apresentar palavras novas para o seu filho e reforçar a importância de preservar a natureza. Um texto que traz a lembrança das fábulas e nos faz sonhar acordados.

-Publicidade-