Criança

Justiça permite que criança tenha o nome dos dois pais e mães na certidão de nascimento

Ana Júlia Rates Marçal, de 12 anos, é de Goiânia

Ingrid Campiteli

Ingrid Campiteli ,filha de Sandra e Paulo

A família toda (Foto: Reprodução / G1)

Ana Júlia Rates Marçal, de 12 anos, ganhou na Justiça o direito de ter duas mães e dois pais na certidão de nascimento! A menina, que é de Goiânia, vai ter nos documentos os nomes dos pais biológicos e dos tios-avós, que cuidam da criança há 10 anos.

Segundo o G1, Pedro Henrique, tio-avó de Ana, celebrou a conquista depois de anos. “Depois de quase cinco anos na luta, nós conseguimos. Nós todos estamos muito felizes com o reconhecimento, a Ana Júlia está muito feliz”, disse.

Os tios-avós cuidam de Ana Júlia desde que ela tinha 2 anos. Ela é filha biológica de uma sobrinha de Ana Lúcia, que se separou do marido e foi pra Espanha estudar, desde então, a menina passou a ser cuidada por eles e não tem contato diário com o pai.

“Desde quando a Ana Júlia nasceu, a gente sempre apoiava, cuidava dela. E quando a mãe biológica dela decidiu ir para a Espanha, ela ficou com a gente. Logo, a Ana Júlia mesmo perguntou se nós podíamos ser os pais dela, e nós dissemos que sim, desde aquela época, ela passou a chamar a gente de papai e mamãe”, contou.

A relação dos quatro pais é bem resolvida. Assim, o juiz determinou que a menina passasse a poder ter o registro de multiparentalidade na certidão de nascimento.”Ficamos felizes por conseguir ter a situação legalizada, porque sempre incomodou muito a Ana Júlia. Tudo dependia muito da autorização dos pais, para fazer alguma viagem, por exemplo. E isso sempre incomodou muito ela, por não ter o nome da nossa família nos documentos, de reconhecimento”, disse.

Tudo foi feito pelo Tribunal de Justiça de Goiás e a família iniciou os procedimentos para alterar a documentação da certidão de nascimento.

Leia também:

Decisão histórica: Justiça permite que criança tenha o nome de duas mães na certidão de nascimento

Filho de homem trans pode ser o primeiro bebê sem ter mãe na certidão na Inglaterra

Príncipe Harry e Meghan Markle: foto da certidão de nascimento do bebê real mostra onde a duquesa deu à luz