Criança

Menina de 12 anos salva irmão engasgado com leite materno após descuido da avó

Davi, de sete meses, estava sem fôlego e ficando roxo

Ingrid Campiteli

Ingrid Campiteli ,filha de Sandra e Paulo

A avó dormiu sem querer depois que o menino engasgou (Foto: Reprodução / G1)

Ana Beatriz, de doze anos, salvou a vida do irmão, de sete meses, graças aos ensinamentos e habilidades que adquiriu no projeto Samuzinho. Davi se engasgou com o leite materno devido a um descuido da avó e então, foi socorrido pela irmã, possibilitando que voltasse a respirar.

O acidente aconteceu de forma muito rápida. A avó, Teresinha Silva, tomava conta do bebê em uma cama quando acabou cochilando por uns minutos, e no momento que acordou, no susto, notou que a pele de Davi estava ficando cada vez mais roxa.

“Eu cochilei um pouco, e quando abri os olhos, ele já estava sem fôlego, procurando ar e não achava”, contou a avó ao G1. Sem saber como agir diante da situação, ela chamou a neta para poder ajudá-la, que teve uma reação rápida para salvar o menino.

“Foi rápido. Me senti muito segura e fiz a manobra. Eu peguei ele, virei de bruços, dei tapinhas nas costas, e o líquido, que no caso foi o leite, estava saindo gradativamente”, explicou Ana Beatriz.

A menina sabia como agir nessa situação depois de ter participado de um projeto social realizado por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que ensinam técnicas de primeiros socorros para cerca de 60 crianças com idades entre sete a doze anos.

“Nós do Samu iniciamos esse trabalho com as crianças porque são atenciosas e focadas, aprendem mais, e acreditamos muito que ‘primeiros socorros’ é matéria de sala de aula”, disse a técnica em enfermagem Elisângela De Jesus Pereira, membro do Projeto Samuzinho, ao G1.

Leia também:

Muito emocionante: Mãe arrisca a vida e salva os três filhos de incêndio

Menina de 10 anos salva prima de queda de 3 metros em escorregador

Vídeo: mãe tem reflexo incrível e salva criança de queda perigosa através do guarda-corpo