Publicado em 28/09/2018, às 13h39 - Atualizado às 15h48 por Nathália Martins, Filha de Sueli e Josias
Maria Klien Machado, empresária, pedagoga e mãe de Ava e Valentina foi convidada por uma amiga para passar um final de semana junto com as filhas no Fasano Boa Vista, um hotel de luxo próximo à capital de São Paulo. Claro que a mãe aceitou o convite, mas a hospedagem acabou sendo decepcionante.
Isso porque Ava, uma menina de apenas 4 anos, sofreu racismo enquanto aproveitava o domingo, 23, na piscina. Ao entrar na água para fazer amigos, ela foi rejeitada logo no início: “Você não está vendo que eu estou aqui?”, perguntou uma criança branca.
Assim que Luzinete da Silva Leandro, babá da família, percebeu o que estava acontecendo, pediu para que a menina se afastasse. Mas acredite, a situação conseguiu ficar pior. Ao ver a cena, as mães das crianças brancas não deram bronca nos filhos, mas resolveram insinuar que Ava tinha “micose” e “doenças contagiosas”. Além de se referir à ela como “esse tipo de gente”.
Uma amiga de Maria ficou indignada com toda a cena e, mesmo assim, se manteve firme na água com a menina. As outras mães se sentiram tão incomodadas que pegaram os filhos e saíram da piscina. Pois é. Todo o acontecimento só confirmou que o racismo vem, sim, de berço.
“Minha pequena nasceu negra, o que me enche de orgulho, assim como minha filha mais velha branca de olhos verdes também. TODAS as cores são lindas. Confesso que a raiva que hoje sinto vai demorar a passar, mas cada sorriso que a Ava recebe na rua, cada carinho de quem passa e se apaixona vai me ajudar a superar. Essa raiva vai ser transmutada em amor, amor por ela e amor por todas as pessoas que sofrem preconceitos diariamente. Ava, minha filha, você é perfeita porque você é você”, escreveu a mãe em um desabafo online.
Leia o texto completo:
Uma publicação compartilhada por Maria Klien Machado (@mariaklienmachado) em
O pai da menina também se manifestou. “Racismo não é clichê, não é pauta para política, não é conceito abstrato. É uma dor real e concreta que vivemos no dia a dia. Vamos lutar contra isso, todo dia, toda hora, pela Ava, pela Lu e por todos que sentem essa humilhação diariamente”.
Depois de toda a confusão, o hotel se posicionou sobre o acontecimento por meio de uma nota dizendo que “repudia qualquer ato de discriminação” e “reafirma seu compromisso em defesa do respeito humano e da diversidade e se coloca à disposição das autoridades para auxiliar na elucidação dos fatos”.
Quem compartilhou essa história com a gente foi nossa embaixadora, Bianca Arcangeli.
Visualizar esta foto no Instagram.Uma publicação compartilhada por Bianca Arcangeli | Mãe em Dia (@bianca.arcangeli) em
Leia também:
É sério? Titi sofre sofre racismo na internet
Starbucks em SP é acusada de racismo contra criança negra
Incrível! Menina cria linha de roupas para lutar contra racismo
Família
Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Família
“Meu pai tinha vergonha, mas eu amo ser brasileiro”, disse filho de viúva do Elvis Presley
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Família
Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil