Criança

Racismo: famílias saem de piscina em hotel de luxo após menina negra entrar na água

"Situações como essa não podem ficar impunes", desabafou Maria Klien, mãe da menina, no Instagram

Nathália Martins

Nathália Martins ,Filha de Sueli e Josias

(Foto: Reprodução/Instagram)

Ava foi adotada pelo casal no começo deste ano (Foto: Reprodução/Instagram)

Maria Klien Machado, empresária, pedagoga e mãe de Ava e Valentina foi convidada por uma amiga para passar um final de semana junto com as filhas no Fasano Boa Vista, um hotel de luxo próximo à capital de São Paulo. Claro que a mãe aceitou o convite, mas a hospedagem acabou sendo decepcionante.

Isso porque Ava, uma menina de apenas 4 anos, sofreu racismo enquanto aproveitava o domingo, 23, na piscina. Ao entrar na água para fazer amigos, ela foi rejeitada logo no início: “Você não está vendo que eu estou aqui?”, perguntou uma criança branca.

Assim que Luzinete da Silva Leandro, babá da família, percebeu o que estava acontecendo, pediu para que a menina se afastasse. Mas acredite, a situação conseguiu ficar pior. Ao ver a cena, as mães das crianças brancas não deram bronca nos filhos, mas resolveram insinuar que Ava tinha “micose” e “doenças contagiosas”. Além de se referir à ela como “esse tipo de gente”.

Uma amiga de Maria ficou indignada com toda a cena e, mesmo assim, se manteve firme na água com a menina. As outras mães se sentiram tão incomodadas que pegaram os filhos e saíram da piscina. Pois é. Todo o acontecimento só confirmou que o racismo vem, sim, de berço.

“Minha pequena nasceu negra, o que me enche de orgulho, assim como minha filha mais velha branca de olhos verdes também. TODAS as cores são lindas. Confesso que a raiva que hoje sinto vai demorar a passar, mas cada sorriso que a Ava recebe na rua, cada carinho de quem passa e se apaixona vai me ajudar a superar. Essa raiva vai ser transmutada em amor, amor por ela e amor por todas as pessoas que sofrem preconceitos diariamente. Ava, minha filha, você é perfeita porque você é você”, escreveu a mãe em um desabafo online.